Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Existem hábitos que comuns que prejudicam a postura, como sentar de pernas cruzadas, levante um objeto muito pesado ou usar a mochila apoiada apenas em um ombro, por exemplo.

Geralmente, os problemas de coluna, como dor nas costas, ter uma hernia de disco ou ficar corcunda, surgem lentamente e são resultado de hábitos que se adotam ao longo dos anos, por isso, a melhor solução é desde cedo evitar posturas incorretas.

Alguns dos hábitos posturais que prejudicam a saúde incluem:

1. Usar mochila ou bolsa muito pesada

Geralmente, os indivíduos, especialmente as crianças e os adolescentes, usam mochilas muito pesadas e, muitas vezes, apoiam apenas em um ombro, o que pode provocar alterações na coluna, como hernias, pois o peso da bolsa ou da mochila fica desequilibrado e, empurra o ombro para baixo e o quadril também fica torto.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Deve-se usar uma mochila apoiada nos dois ombros, com as alças apertadas, ajustada às costas e o peso máximo que deve transportar é de 10% o peso da pessoa. Por exemplo, uma criança com 20 Kg, deve transportar uma mochila com o máximo de 2 Kg.

Além disso, no caso de usar uma bolsa deve-se optar por uma com alça transversal ou no caso de apoiar a bolsa em apenas um ombro, deve-se evitar que seja muito grande e que seja muito pesada.

2. Sentar com as costas tortas

Sentar-se na cadeira com o tronco torto, inclinado ou com as pernas cruzadas, pode trazer dores musculares, no entanto, o caso torna-se mais grave quando o individuo trabalha diariamente sentado, por exemplo no computador e, adota uma postura errada.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Ao sentar deve-se encostar totalmente as costas e empurrar o quadril para trás até encostar o bumbum na parte de trás do assento da cadeira. Além disso, os pés devem apoiar os pés no chão e os braços devem ficar em cima da mesa com os cotovelos apoiados. Leia mais em: Postura correta no pc.

3. Levantar pesos sem dobrar os joelhos

Normalmente, para pegar objetos no chão, inclinamos as costas para a frente, no entanto, esta postura enfraquece os músculos das costas e entorta a coluna.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Ao pegar num objeto do chão deve-se fazer um agachamento, dobrando os joelhos lentamente, mantendo os pés afastados e evitando inclinar a coluna, mantendo-a reta. Depois de pegar no objeto, deve ser carregado próximo do corpo.

4. Dormir de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo, e com a cabeça virada para o lado pode provocar dor nas costas e prejudicar as articulações intervertebrais do pescoço, e esta posição ainda pode levar ao torcicolo.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Deve-se deitar de lado, colocando um travesseiro por baixo da cabeça e outro entre as pernas, ou deitar de barriga para cima, dobrando ligeiramente as pernas e colocando um travesseiro fino debaixo dos joelhos.

Além disso, deve-se usar um colchão firme, de espuma, que distribua o peso do corpo de forma uniforme.

5. Arrumar a casa com as costas dobradas

Normalmente, nas tarefas domésticas é comum dobrar as costas para frente enquanto arruma a casa, passa o pano ou varre o chão, por exemplo. Esta postura sobrecarrega as articulações, podendo causar dor nas costas e no pescoço.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Nestes casos, é essencial fazer as tarefas mantendo as costas sempre retas. Optar por cabos de vassoura mais altos pode ajudar a manter a boa postura nas tarefas domésticas.

6. Passar muitas horas na mesma posição

Geralmente, ao passar muitas horas na mesma posição, fazendo tarefas repetidas, como estar sentado ao computador ou na caixa do supermercado ou mesmo em pé nas lojas, por exemplo, causa dor nas costas, pode levar a inchaço das pernas e dos pés, a má circulação do sangue e a prisão de ventre.

Veja o que acontece com o seu corpo se você passar muitas horas sentado.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Idealmente, deve-se andar de um lado para o outro durante 5 minutos a cada uma hora na mesma posição, esticando e alongando pernas, braços e o pescoço para evitar inchaço e dores nas costas.

7. Cruzar as pernas

O hábito de cruzar as pernas prejudica a postura já que há um desnível do quadril fazendo com que o coluna lombar fique mais inclinada para um dos lados.

Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura
Como evitar 7 hábitos que prejudicam a postura

Postura correta: Deve-se sentar, deixando as pernas entreabertas, os pés apoiados no chão e os ombros ligeiramente inclinados para a trás.

Tratamento para melhorar a postura

O tratamento das alterações posturais, como hipercifose ou hiperlordose, pode ser orientado pelo ortopedista em conjunto com o fisioterapeuta porque em alguns casos pode ser necessário o uso de um colete ortopédico ou realizar uma cirurgia na coluna.

Em todo caso a fisioterapia é indicada porque auxilia na diminuição da dor e da sensação de peso e de cansaço muscular, sendo muito útil para realinhar as estruturas ósseas, reduzindo ao mínimo, ou até mesmo curando a hipercifose ou hiperlordose, por exemplo.

Uma das formas de tratar as alterações posturais com a fisioterapia pode ser feita através da Reeducação Postural Global (RPG), onde são utilizados aparelhos e exercícios específicos para melhorar a postura e outros sintomas relacionados à má postura.

Como prevenir a má postura

Para evitar a má postura é importante:

  • Fazer exercício físico pelo menos 2 vezes por semana para o fortalecimento dos músculos, principalmente das costas;
  • Ficar em posição super homem durante 5 minutos por dia para prevenir a escoliose ou lordose, por exemplo. Saiba como fazer em: Postura correta melhora a qualidade de vida.
  • Alongar no trabalho durante 3 minutos,1 ou 2 vezes ao dia, pois ajuda a relaxar e a diminuir a tensão nos músculos, prevenindo a dor nas costas, braços e no pescoço. Veja como fazer: 3 Exercícios de alongamento para fazer no trabalho.

Além destas dicas para prevenir a má postura, perder peso, no caso da pessoa ter excesso de peso é fundamental para conseguir ter uma postura mais correta e saudável.

Se procura bem-estar e qualidade de vida tem de ver este vídeo:

Se gostou desta informação leia mais em: 5 dicas para alcançar a postura correta

Mais sobre este assunto:


Carregando
...