Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ensinar o daltônico a identificar as cores

Embora o uso de óculos específicos para daltônicos possa fazer a pessoa ver todas as cores, existe um sistema de cores chamado ADD, idealizado por Miguel Neiva, que pode ser utilizado em todos os tipos de daltonismo.

O sistema consiste em atribuir um símbolo para cada cor primária: vermelho, amarelo e azul e depois a combinação das cores também pode ser 'vista' pelo daltônico, porque os símbolos podem ser integrados. Dessa forma, para que o daltônico aprenda a diferenciar as cores, ele precisa aprender que o vermelho corresponde a um desenho, enquanto que o amarelo possui outro desenho e da mesma forma acontece com o azul.

Esta técnica também pode ser utilizada para pessoas com acromatopsia, por exemplo. Veja quais os sintomas desta doença semelhante ao daltonismo.

Passos para o daltônico aprender as cores

O primeiro passo para o daltônico conseguir identificar as cores é aprender os símbolos que correspondem a cada uma das cores primárias, que são o amarelo, o vermelho e o azul. Após aprender os símbolos correspondentes às cores primárias, o daltônico deve aprender a diferenciar a cor preta da cor branca, de forma a poder identificar as tonalidades claras e as tonalidades escuras, conforme representado na imagem:

Como ensinar o daltônico a identificar as cores

Depois de saber quais os símbolos correspondentes a cada uma das cores primárias e a cor que se obtém da combinação entre cada uma delas, o daltônico deve ser capaz de diferenciar as seguintes cores, através da combinação dos vários símbolos correspondentes às cores que lhe dão origem:

Como ensinar o daltônico a identificar as cores

Quando o daltônico já sabe identificar os símbolos correspondentes a cada uma das cores e os símbolos que correspondem ao branco e ao preto, também já deve conseguir distinguir as cores de tons claros das cores de tons escuros:

Como ensinar o daltônico a identificar as cores

Este sistema de cores pode ser utilizado para trazer inclusão social e aumentar a auto-estima e a independência dos daltônicos, quando é incluído em jogos, lápis de cor, etiquetas de roupas, estacionamentos e sinais de transito.

O daltonismo é uma alteração genética que afeta especialmente os homens e não tem cura, nem nenhum tipo de tratamento e a única forma dos portadores de daltonismo saberem identificar as cores é através deste método. Entenda o que é e quais são os tipos de daltonismo.

Como ensinar o daltônico a identificar as cores

Normalmente a suspeita de daltonismo surge na infância, quando a criança está aprendendo das cores, entre os 2 e os 3 anos de idade. No entanto, nesta fase ainda não é possível fechar o diagnóstico, porque na imaginação da criança o céu pode ser cor-de-rosa e por isso os testes podem ser falsos.

Por esta razão, o diagnóstico geralmente é feito mais tarde, quando a criança colabora melhor com os testes. Saiba como como fazer o teste para confirmar o daltonismo

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem