Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dicas para diminuir os efeitos colaterais do tratamento para Aids

Para diminuir os efeitos colaterais provocados pelo uso do coquetel de medicamentos no tratamento da Aids, algumas dicas de alimentação são valiosas e podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente em tratamento.

Sendo assim, alguns efeitos colaterais possíveis de ser contornados e aliviados com alguns truques simples de nutrição, incluem:

  1. Falta de apetite - modificar os temperos para a comida ficar mais saborosa, pode usar-se orégano, salsinha, manjericão, alecrim ou louro, por exemplo.
  2. Náuseas e vômito - chupar pedras de gelo e balas de gengibre.
  3. Feridas na boca - usar um canudo para beber os líquidos mornos como sopa ou frios como suco.
  4. Boca seca - chupar uma bala 'azedinha' com superfície bem lisinha pra estimular a salivação.
  5. Azia ou queimação - evitar deitar-se após a refeição.
  6. Prisão de ventre - aumentar o consumo de água para 3 litros por dia e comer alimentos ricos em fibras como cereais all bran, maracujá, amêndoa ou repolho, por exemplo.

Estes sintomas desagradáveis, podem surgir logo no início do tratamento e geralmente desaparecem com o passar do tempo, mas uma consulta com um nutricionista poderá ser útil para adequar a alimentação às suas necessidades nutricionais, levando em consideração os sintomas que apresenta.

Outra questão muito importante para a manutenção do bem-estar do Aidético é uma alimentação rica em alimentos naturais para garantir um bom sistema imune, por isso saiba quais são os alimentos que devem fazer parte do da dieta em: Alimentos que aumentam a imunidade.

Mas, se o sistema imune já está fraco, é necessário adaptar a dieta de outra maneira, veja os detalhes desse tipo de alimentação em: Dieta para imunidade baixa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...