Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como desenvolver a Inteligência Emocional

Desenvolver a inteligência emocional ajuda a ter maiores chances de sucesso no trabalho e nas relações pessoais com familiares e amigos, porque diminui desentendimentos.

Assim, um chefe, por exemplo, é capaz de entender melhor os seus funcionários, evitando discussões desnecessárias porque sabe motivá-los para serem mais eficientes. Já no caso de uma relação amorosa, é possível conseguir perceber o que o outro sente, evitando o desgaste da relação, especialmente durante discussões, por exemplo, porque a inteligência emocional desenvolvida permite saber como agir de acordo com as próprias emoções e as dos outros.

4 dicas para desenvolver a inteligência emocional

Para desenvolver a inteligência emocional é importante aprender a controlar as emoções e os impulsos, assim como treinar a forma de se comunicar com os outros para tornar as relações saudáveis.

Assim, algumas dicas que ajudam a desenvolver a inteligência emocional incluem:

  1. Observar imagens relaxantes ou ouvir água caindo para reduzir o estresse;
  2. Contar até 10 antes de responder numa discussão, permitindo pensar sobre como se vai agir;
  3. Fazer atividades de lazer que permitam rir e relaxar, como pintar, ver filmes ou ouvir música;
  4. Participar em atividades de grupo, como teatro, dança ou sair com os amigos.

A inteligência emocional também é desenvolvida ao longo da vida à medida que cada indivíduo vai se conhecendo e conhecendo os outros. Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem usar a razão para compreender as emoções, tornando as relações saudáveis e ajudando a tomar decisões maduras.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...