7 dicas simples para combater a azia

Atualizado em setembro 2021

A azia é uma situação bastante desconfortável e cujos sintomas podem ser aliviados através de medidas simples, como melhora dos hábitos alimentares, aumento do consumo de alimentos ricos em fibras, evitar beber durante as refeições e comer pelo menos 2 horas antes de deitar, por exemplo.

A azia acontece devido à chegada do suco gástrico ao esôfago, o que causa a sensação de desconforto e que queimação, assim como arrotos e gosto ruim na boca, podendo acontecer devido à gravidez, hábitos alimentares poucos saudáveis, excesso de peso ou uso de medicamentos. Conheça as principais causas de azia.

Apesar dos sintomas de azia conseguirem ser facilmente combatidos através das mudanças de hábitos, caso seja persistente, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja possível definir a causa desse sintomas, e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas dicas para aliviar a azia e diminuir a frequência dos sintomas são:

1. Evitar alimentos que provocam azia

Os alimentos que provocam a azia, causam a liberação em excesso do suco gástrico por serem mais difíceis de digerir ou por conter muitos conservantes, gorduras ou açúcares. Entre estes alimentos estão todos os industrializados, como biscoitos, comidas congeladas, molhos, salsichas e refrigerante, por exemplo. 

Além disso, existem os alimentos que apesar de origem natural, causam azia por demandar esforço extra do estômago para a digestão, como as frutas cítricas, pimentas e bebidas que contêm álcool ou cafeína como o vinho, chá verde, chá preto e café.

Confira uma lista mais completa dos alimentos que deve evitar.

2. Incluir na dieta alimentos de fácil digestão

Os alimentos mais indicados para quem sofre de azia, são principalmente os de origem natural e de fácil digestão, como frutas não cítricas, verduras e legumes em geral. Desta forma o estômago não precisa produzir mais suco gástrico para dissolvê-los, evitando a azia. 

Além disso, frutas como a pêra e ervas aromáticas, como manjericão e alecrim por exemplo, podem ser usados durantes as crises, para aliviar a sensação de queimação. Confira 6 remédios caseiros para aliviar a azia durante a crise.

3. Reduzir a quantidade de comida nas refeições

Para reduzir a frequência das crises de azia, é aconselhado que a pessoa reduza a quantidade de comida ingerida por refeição. Isso acontece porque quando o estômago está mais cheio do que o normal, pode acabar produzindo mais suco gástrico que o necessário, além de facilitar o refluxo que piora a azia.

4. Deitar 2 horas após a última refeição

Pessoas que sofrem de azia podem ter a boca do estômago um pouco mais aberta do que o normal, e ao se deitar logo após a refeição o suco gástrico, que faz a digestão da comida, pode acabar subindo e causar a sensação de queimação.

Ainda, indica-se que a posição ao se deitar, seja a do lado esquerdo do corpo, pois o estômago tem uma pequena curvatura que permanece para cima nesta posição, evitando que o suco gástrico cause queimação na boca do estômago ou na garganta.

5. Não beber e comer ao mesmo tempo

Consumir líquidos durante as refeições, mesmo os de origem natural, como suco de frutas e até água, é desaconselhado para quem sofre de azia. Pois, o ácido presente no estômago ao se misturar com o liquido que foi ingerido dobra de quantidade, e isso facilita que o conteúdo gástrico consiga subir para o esôfago, gerando a sensação de queimação.

Além disso, o consumo de sopas e caldos também não é indicado para quem sofre de azia.

6. Não pular refeições ao longo do dia 

O suco gástrico, está sempre sendo produzido pelo corpo, mesmo durante o sono. Desta forma, pular refeições pode deixar a mucosa do estômago exposta por muito tempo em contato direto com o pH ácido do suco gástrico, causando a queimação, e em casos mais graves até úlceras gástricas. Veja quais os sintomas de úlceras gástricas e como é feito o tratamento

7. Evitar a obesidade ou sobrepeso

Estar acima do peso em alguns casos pode causar azia, pois o excesso de gordura em volta da musculatura do estômago faz pressão, empurrando o suco gástrico para fora do órgão, causando queimação e até possíveis lesões no esôfago. Caso a azia seja causada por estes fatores, é recomendado o acompanhamento com um nutricionista para que a redução do peso seja feita de forma saudável e adequada.

Veja no vídeo a seguir mais dicas do que fazer para aliviar os sintomas de azia e evitar que voltem a aparecer:

youtube image - Remédio caseiro para acabar com AZIA e QUEIMAÇÃO rápido

Vídeos relacionados