Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar da criança com pressão alta

​Para cuidar da criança com pressão alta é importante avaliar a pressão arterial pelo menos 1 vez por mês na farmácia, nas consultas com o pediatra ou em casa, com um aparelho de pressão com a braçadeira infantil.

Geralmente, as crianças com mais chances de desenvolver pressão alta têm hábitos sedentários e estão acima do peso e, por isso, devem fazer um reeducação alimentar acompanhada com nutricionista e praticar algum exercício físico, como a natação, por exemplo.

Normalmente, os sintomas de pressão alta na criança são raros, sendo que a dor de cabeça constante, visão embaçada ou tonturas surgem apenas nos casos mais avançados. Sendo assim, os pais devem avaliar a pressão arterial da criança com objetivo de mantê-la abaixo dos valores máximos recomendados para cada idade, como mostram alguns exemplos na tabela:

IdadeAltura meninoPressão arterial meninoAltura meninaPressão arterial menina
3 anos95 cm105/61 mmHg93 cm103/62 mmHg
5 anos108 cm108/67 mmHg107 cm106/67 mmHg
10 anos137 cm115/75 mmHg137 cm115/74 mmHg
12 anos148 cm119/77 mmHg150 cm119/76 mmHg
15 anos169 cm127/79 mmHg162 cm124/79 mmHg

Na criança, cada idade tem um valor diferente para a pressão arterial ideal e o pediatra possui tabelas mais completas, por isso, é recomendado fazer consultas regulares, especialmente se a criança estiver acima do peso ideal para a idade ou se reclamar de algum dos sintomas relacionados com a pressão alta.

Saiba se a criança está dentro do peso ideal em: Como calcular IMC infantil.

O que fazer para controlar a pressão alta na criança

Para controlar a pressão alta nas crianças, os pais devem incentivar uma alimentação equilibrada, para que a criança tenha um peso adequado à idade e altura. Por isso é importante:

  • Retirar o saleiro da mesa e diminuir a quantidade de sal nas refeições, substituindo-o por ervas aromáticas, como pimenta, salsinha, óregano, manjericão ou tomilho, por exemplo;
  • Evitar oferecer frituras, refrigerantes ou alimentos industrializados, como enlatados ou embutidos;
  • Substituir guloseimas, bolos e outros tipos de doces por fruta da época ou salada de fruta.

Além da alimentação para pressão alta, a prática de exercício físico regular, como andar de bicicleta, fazer caminhadas ou natação, faz parte do tratamento para controlar a pressão arterial na criança, incentivando-a a participar em atividades que goste e evitando que fique muito tempo no computador ou jogando videogame. Leia mais em: Como aumentar a atividade física do seu filho.

Como tratar a pressão arterial na criança

Os remédios para tratar a pressão alta na criança, como a Furosemida ou Hidroclorotiazida, por exemplo, só devem ser utilizados com prescrição médica, que normalmente acontece quando a pressão não regulariza após três meses de cuidados com alimentação e exercício físico.

No entanto, a alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, devem ser mantidas mesmo depois de alcançar os resultados desejados porque está relacionado a um bom desenvolvimento físico e mental.

Veja também como cuidar da criança com diabetes em: 9 dicas para cuidar da criança com diabetes.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...