Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como controlar vômitos e diarreia na criança em tratamento de câncer

Para controlar vômitos e diarreia na criança em tratamento para câncer, é preciso evitar refeições muito volumosas e alimentos ricos em gordura, como carnes vermelhas, bacon e linguiça.

Além disso, é preciso oferecer à criança bastante líquidos para manter a hidratação e alimentos de fácil digestão, como pão branco, ovos e iogurte, que não irritem o intestino.

Alimentos para controlar náuseas e vômitos

Os alimentos indicados para controlar náuseas e vômitos devem ser macios e de fácil digestão, como:

  • Frango sem pele, assado ou cozido;
  • Frutas e vegetais macios, como pêssego, banana, abacate, mamão, abóbora, tomate, batata;
  • Torradas, pães e biscoitos;
  • Mingau de aveia;
  • Iogurte;
  • Sorvete de frutas.

Além disso, também é importante evitar frituras, bacon, linguiça, balas, bolos muito doces, pimenta e alimentos com cheiro muito forte ou muito temperados.

Alimentos indicados e alimentos para evitar em crises de diarreia e vômitosAlimentos indicados e alimentos para evitar em crises de diarreia e vômitos

Dicas para controlar náuseas e vômitos

Além da alimentação, algumas dicas para controlar náuseas e vômitos na criança são dar apenas pequenas quantidades de alimentos em cada refeição, evitar preparações quentes e evitar consumir líquidos durante as refeições.

Também é importante só oferecer comida à criança quando a crise de vômitos for controlada, e não deixá-la sair ou brincar logo após as refeições, pois o esforço físico atrasa a digestão e aumenta as náuseas.

Como controlar a Diarreia

Para tratar crises de diarreias, é importante comer refeições em pequenas quantidades e beber bastante água, chás e sucos naturais ao longo do dia, de preferência em temperatura ambiente. Os alimentos indicados para controlar a diarreia são:

  • Frango sem pele, carne com pouca gordura e peixes;
  • Ovos cozidos, e não fritos;
  • Arroz, macarrão, pão branco;
  • Iogurte;
  • Suco de uva, banana madura, pera e maçã sem casca.

Além disso, deve-se evitar alimentos ricos em gordura, como frituras, carnes vermelhas e linguiça, pois dificultam a digestão e favorecem a diarreia. Também deve-se evitar o consumo de legumes crus e temperos fortes, como pimenta, curry e azeite de dendê.

Nos casos em que a diarreia dura mais de 3 dias seguidos, deve-se retirar leite e derivados da alimentação por pelo menos 1 semana, voltando a oferecê-los aos poucos para a criança para notar se eles são a causa da diarreia.

Além de diarreia e vômitos, veja também como melhorar o apetite da criança em tratamento de câncer.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...