Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como controlar o peso na gravidez

Controlar o ganho de peso na gravidez é fundamental para ajudar a evitar o aparecimento de problemas, como diabetes gestacional ou pré-eclampsia, que estão relacionados com ganho excessivo de peso durante a gestação.

A melhor forma de controlar o peso na gravidez é comer alimentos saudáveis como legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e ovo, evitando assim os alimentos com excesso de gorduras e açúcares. Além disso, deve praticar-se uma atividade física diária de intensidade leve como pilates, yoga, hidroginástica ou caminhar 30 minutos todos os dias. Veja também: Alimentação na gravidez.

Para controlar o peso na gravidez é necessário saber o Índice de Massa Corporal ou IMC, antes da mulher engravidar e consultar a tabela e gráfico de ganho de peso durante a gestação porque estas ferramentas permitem acompanhar o ganho de peso a cada semana da gravidez.

1.Como calcular o IMC antes de engravidar?

Para calcular o IMC é necessário registar a altura e o peso da grávida antes de engravidar. Depois divide-se o peso pela altura x altura, como mostra a imagem.

Cálculo do IMCCálculo do IMC

Por exemplo, uma mulher com 1,60 metros de altura e 70 Kg de peso antes de engravidar tem um IMC de 27,3 Kg/m2.

2.Como consultar a tabela de ganho de peso na gravidez?

Para consultar a tabela de ganho de peso basta ver onde se encaixa o IMC calculado e a que ganho de peso corresponde.

IMCClassificação do IMCGanho de peso recomendado durante a gravidezClassificação de ganho de peso
< 18,5Abaixo de peso12 a 18 KgA
18,5 a 24,9Normal11 a 15 KgB
25 a 29,9Excesso de peso7 a 11 KgC
>30ObesidadeAté 7 KgD

Assim, caso a mulher tenha um IMC de 27,3 Kg/m2, significa que tinha excesso de peso antes de engravidar e, poderá engordar entre 7 e 11 Kg durante a gravidez.

3. Como consultar o gráfico de ganho de peso na gravidez?

Para consultar o gráfico de ganho de peso na gravidez a mulher ver de acordo com a semana de gestação quantos quilos a mais deve ter. Por exemplo, uma mulher com a classificação de ganho de peso C às 22 semanas deve ter mais 4 a 5 kg que no inicio da gravidez.

Gráfico de ganho de peso na gravidezGráfico de ganho de peso na gravidez

A mulher com excesso de peso ou obesidade antes de engravidar deve ter o acompanhamento de um nutricionista para fazer uma dieta completa e equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários para a mãe e o bebê, sem que a mãe engorde demasiado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...