Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como controlar a pressão com exercícios

A prática de atividades física regularmente é uma ótima opção para controlar a pressão alta, também chamada de hipertensão, isso porque favorece a circulação sanguínea, aumenta a força do coração e melhora a capacidade respiratória. Algumas das atividades recomendadas são caminhada, natação, hidroginástica e musculação pelo menos 3 vezes na semana por cerca de 30 minutos no mínimo.

No entanto, antes de começar a se exercitar, é importante que a pessoa com hipertensão vá ao médico para que seja feita uma avaliação geral, incluindo exames de sangue e ao coração para saber se está apto a realizar exercício físico sem limitações e, antes de cada treino deve medir a pressão e iniciar a atividade apenas se tiver a pressão inferior a 140/90 mmHg.

Além do exercício é importante manter uma uma alimentação equilibrada e saudável, pobre em sal, sem embutidos e salgadinhos e, em alguns casos, recorrendo ao uso de remédios indicados pelo médico para baixar a pressão, ajudando a manter a pressão dentro dos valores normais, que são 120/80 mmHg.

Como controlar a pressão com exercícios

Treino para controlar a pressão alta

Para baixar a pressão deve-se fazer atividades físicas todos os dias que contribuam para diminuir a frequência cardíaca, aumentar a força do coração e aumentar a facilidade em respirar. Desta forma, para controlar a hipertensão deve-se realizar:

  • Exercícios aeróbios, como caminhada, natação, dança ou bicicleta, por exemplo, pelo menos 3 vezes por semana por pelo menos 30 minutos em intensidade leve a moderada que aumentam a capacidade cardiorrespiratória;
  • Exercícios anaeróbios, pelo menos 2 vezes por semana e que podem envolver exercícios com pesos e ajudam a fortalecer os músculos, executando 8 a 10 exercícios com muitas repetições, entre 15 e 20, mas poucas séries e com séries, 1 a 2, por exemplo.

É importante que a pessoa com pressão alta faça as atividades físicas de acordo com a orientação do instrutor, pois assim é possível controlar as variações da pressão, ritmo e frequências cardíacas, além de ser possível assim evitar que a pressão sanguínea não aumente muito durante o esforço.

Benefícios do exercício para a pressão alta

Com a prática regular de atividades físicas, é possível que a pressão sanguínea diminua no repouso, durante o exercício e depois do exercício, podendo diminuir de 7 a 10 mmHg em relação aos valores de pressão iniciais. Além disso, devido à regulação da pressão sanguínea, há melhora da capacidade respiratória e aumento da força do coração, promovendo a saúde.

O efeito do exercício físico é mais eficaz em estágios leves ou moderados de hipertensão, evitando em alguns casos o uso de remédios para baixar a pressão indicados pelo médico ou levando à diminuição da dose dos medicamentos anti-hipertensivos necessários para controlar a doença.

Veja este vídeo e confira mais dicas para controlar a hipertensão:

O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

1.5 milhões visualizações

Sinais que indicam que deve parar o exercício

Algumas pessoas, principalmente as que não estão habituadas com a atividade física, podem apresentar alguns sinais e sintomas e que são indicativos de que é melhor prar a atividade física, como por exemplo dor de cabeça forte com tonturas, visão dupla, sangramento pelo nariz, zumbido no ouvido e enjoos.

Após o aparecimento dos sinais e sintomas, é importante medir a pressão arterial para verificar se o exercício deve ser de fato interrompido e se há necessidade da pessoa ir para o hospital. Durante a medição, caso seja verificado que a pressão máxima, que é o primeiro que aprece no monitor, estiver próximo 200 mmHg, é preciso parar de fazer a atividade, pois há maior chance de desenvolver uma problema de coração. A seguir deve-se aguardar que a pressão vá baixando lentamente, sendo que o valor deve estar mais baixo após 30 minutos de repouso.

Além disso, o paciente com hipertensão deve medir sempre a pressão antes de iniciar qualquer atividade para saber se está apto a realizar o exercício, devendo apenas começar a se exercitar se tiver pressão inferior a 140/90 mmHg. Conheça mais sintomas de pressão alta.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem