Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como vencer o Bullying

O combate ao bullying deve ser feito na própria escola com medidas que promovam a conscientização dos estudantes sobre o bullying e suas consequências com o objetivo de fazer com que os alunos consigam respeitar melhor as diferenças e sejam mais solidários um com o outro.

O bullying pode ser caracterizado como um ato de agressão física ou psicológica que é feita constantemente de forma intencional por uma pessoa à outra mais frágil, sendo mais frequentemente em ambiente escolar, e que pode ter impacto negativo no desenvolvimento da criança vítima de bullying.

Como vencer o Bullying

Como combater o bullying

O combate ao bullying deve ter início na própria escola, sendo importante que sejam adotadas estratégias de prevenção e conscientização sobre o bullying tanto direcionadas aos alunos quanto à família. Essas estratégias podem envolver a realização de palestras com psicólogos, por exemplo, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o bullying e as suas consequências.

Além disso, é importante que a equipe pedagógica seja capacitada para identificar os casos de bullying e, assim, aplicar medidas para o combater. Normalmente o que mais tem efeito para o combate ao bullying é o diálogo, de modo que os professores tenham uma relação mais próxima com os alunos e os deixem mais confortáveis para conversar. Esse diálogo também é importante para que os professores consigam conscientizar os seus alunos quanto ao bullying e, assim, formar pessoas mais empáticas, que saibam lidar com conflitos e respeitar as diferenças, o que pode diminuir a ocorrência do bullying.

É importante também que a escola tenha uma relação próxima com os pais, de forma que sejam comunicados sobre tudo o que acontece no ambiente escolar, desempenho e relacionamento do filho com os outros alunos. Essa relação próxima entre pais e escolas é de extrema importância, pois muitas vezes as vítimas de bullying não comentam sobre a agressão sofrida, e, assim, os pais podem não saber o que se passa com seu filho. Saiba reconhecer os sinais de bullying na escola.

Uma forma de promover uma conscientização maior sobre o bullying na escola e suas consequências, identificação dos casos de bullying, gestão de conflitos e relação mais próximas com os pais e alunos, é por meio de um psicólogo escolar, que é capaz de avaliar, analisar e promover reflexões relacionadas ao bullying. Assim, esse profissional se torna fundamental, pois é mais capacitado para identificar alteração no comportamento dos estudantes que possa sugerir o bullying, podendo, dessa forma, criar estratégias de intervenção e conscientização dentro da escola.

É importante que o bullying na escola seja identificado e combatido de forma eficaz para evitar algumas complicações para a vítima, como queda no desempenho escolar, ataques de pânico e ansiedade, dificuldades para dormir e distúrbios alimentares, por exemplo. Conheça outras consequências do bullying.

Lei do Bullying

Em 2015 foi instituída a Lei nº 13.185/15 que ficou conhecida popularmente como a Lei do Bullying, já que promove a instituição de um programa de combate à intimidação sistêmica, de modo que os casos de bullying sejam notificados com o objetivo de planejar ações de conscientização e combate ao bullying nas escolas.

Assim, de acordo com a lei, todo e qualquer ato de violência física ou psicológica intencional contra uma pessoa ou um grupo, que não tenha motivação evidente e que provoque intimidação, agressão ou humilhação, é considerado bullying.

Quando a prática de bullying é identificada e notificada, é possível que a pessoa responsável pelo ato seja submetida a medidas socioeducativas, no caso de ser menor de idade, e apesar de não ser preso ou responder criminalmente pelo bullying, essa pessoa pode ser internada em instituições definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Bullying. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34487>. Acesso em 03 Mai 2019
  • PAR - PLATAFORMA EDUCATIVA. Bullying na escola: o que é e como combater?. Disponível em: <https://www.somospar.com.br/bullying-na-escola-o-que-e-e-como-combater/>. Acesso em 03 Mai 2019
  • GESTÃO ESCOLAR. Como combater o bullying na escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1974/como-combater-o-bullying-na-escola>. Acesso em 03 Mai 2019
  • FREIRE, Alane N.; AIRES, Januária S. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Vol 16. 1 ed; 55-60, 2012
  • CASA CIVIL - PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei Nº 13.185 de 6 de Novembro de 2015. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm>. Acesso em 03 Mai 2019
  • SENADO NOTÍCAIS. Lei de combate ao bullying completa um ano de vigência. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/04/07/lei-de-combate-ao-bullying-completa-um-ano-de-vigencia>. Acesso em 03 Mai 2019
  • LFG. Quais as leis sobre bullying e as penalidades?. Disponível em: <https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/geral/quais-as-leis-sobre-bullying-e-as-penalidades>. Acesso em 03 Mai 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem