10 dicas simples para acelerar o metabolismo

Dezembro 2021

Algumas dicas simples como fazer o jejum intermitente, praticar atividade física regularmente e ter boas noites de sono, ajudam a acelerar o metabolismo, promovendo a queima de gordura corporal e o emagrecimento.

Além disso, alguns alimentos, como café, chá verde e canela também ajudam a aumentar o metabolismo, que são as reações naturais que acontecem no organismo para transformar as calorias dos alimentos em energia, que é usada para manter as funções básicas como respiração, batimentos do coração e digestão dos alimentos, por exemplo.

No entanto, para aumentar o metabolismo, é recomendado também manter uma dieta equilibrada, priorizando a ingestão de frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras. Veja algumas dicas para manter uma dieta equilibrada.

As principais dicas para incluir no dia a dia e que podem ajudar a acelerar o metabolismo, são:

1. Comer alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos, como pimenta, canela, gengibre e café, contêm capsaicina, cinamaldeído, gingerol e cafeína, compostos bioativos que estimulam o sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura corporal. Conheça outros alimentos termogênicos e saiba como consumi-los.

2. Fazer jejum intermitente

O Jejum intermitente é uma dieta que consiste em ficar entre 16 e 36 horas sem comer, o que ajuda a diminuir os níveis dos hormônios insulina e glicose no sangue e obriga o corpo a usar as células de gordura para fornecer energia, acelerando o metabolismo e promovendo a perda de peso. Veja como fazer os diferentes tipos de jejum intermitente.

3. Comer mais proteínas

Comer mais proteínas ajuda a aumentar o metabolismo entre 15 e 20%, pois o corpo gasta mais calorias para digerir esse nutriente. Além disso, a ingestão de proteína também estimula a produção de músculo, um tecido que gasta mais energia para ser mantido, ajudando a acelerar o metabolismo.

Alguns dos alimentos fonte de proteínas são carnes, frango, ovos, tofu, peixes e queijos, que devem ser consumidos em todas as refeições ao longo do dia. Veja uma lista completa dos alimentos ricos em proteína vegetal e animal.

4. Beber chá verde

O chá verde possui catequinas e cafeína, compostos com propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. Além disso, as catequinas, a cafeína e os polifenóis presentes no chá verde também ajudam a aumentar a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.

Para se obter os benefícios com o chá verde, é recomendado beber de 3 a 4 xícaras de chá distribuídas ao longo do dia. Saiba como preparar o chá verde para aumentar o metabolismo.

5. Fazer exercícios 2 a 3 vezes por semana

Fazer exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana tonifica e aumenta a massa muscular, acelerando o metabolismo e promovendo a perda de peso. Além disso, exercícios físicos, como musculação e treinos de alta intensidade, como o HIIT, também ajudam a manter o metabolismo corporal aumentado por cerca de 4 horas.

Outras opções de exercícios físicos que podem ser feitos em dias intercalados com os treinos de força, são os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, que também ajudam a acelerar o metabolismo. Conheça outros exercícios físicos que ajudam a acelerar o metabolismo.

6. Comer alimentos ricos em vitamina B

As vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6, ajudam a transformar a energia dos carboidratos, proteínas e gorduras em calorias, aumentando o metabolismo corporal.

Os alimentos ricos em vitamina B incluem carnes, fígado, cereais integrais, leguminosas e leite e derivados, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

7. Reduzir o estresse

Reduzir o estresse e a ansiedade é importante para equilibrar a produção de cortisol, um hormônio que, em excesso, reduz a massa muscular, levando a diminuição do metabolismo.

Algumas dicas para reduzir o estresse incluem praticar atividades físicas, fazer atividades que relaxam a mente, como meditação ou yoga, ou praticar algum hobby, como fotografia, costura ou pintura, por exemplo. Conheça outras dicas para reduzir o estresse.

8. Beber água gelada

Beber entre 1,5 e 3 litros de água fria ou gelada ao longo do dia estimula o sistema nervoso simpático, uma região do sistema nervoso central que está relacionada com o aumento do metabolismo, promovendo o gasto de energia e a perda de peso.

9. Consumir óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácido graxo de cadeia média, um tipo de gordura que estimula o sistema nervoso, acelerando o metabolismo e melhorando a disposição física e mental. Para se obter os benefícios do óleo de coco, basta consumir 2 colheres de sopa do óleo por dia, que podem ser adicionadas em frutas, vitaminas ou saladas, por exemplo.

10. Dormir de 7 a 9 horas por noite

Dormir de 7 a 9 horas por noite é essencial para regular a produção de cortisol, um hormônio que, em excesso, reduz a massa muscular, causando a diminuição do metabolismo.

Além disso, dormir bem estimula a produção de GH, um hormônio que contribui para o aumento da massa muscular, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de calorias.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin algumas dicas para aumentar o metabolismo dormindo:

Esta informação foi útil?   

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Bibliografia

  • PESTA Dominik et al. A high-protein diet for reducing body fat: mechanisms and possible caveats. Nutrition & Metabolism. 53. 11; 1-8, 2014
  • REVISTA BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL. Uso de ervas e especiarias potencializando a energia mitocondrial. Disponível em: <https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/56c77e6a17b727849d17df513015348f.pdf>. Acesso em 23 Nov 2021
  • PATERSON, E, Ruth et al. Intermittent Fasting and Human Metabolic Health. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Vol.115. 8.ed; 1203–1212, 2015
  • VIJ, A, Vinu; JOSHI, S, Anjali. Effect of 'water induced thermogenesis' on body weight, body mass index and body composition of overweight subjects. Journal of Clinical and Diagnostic Research. Vol.7. 9.ed; 1894-1896, 2013
  • WANG, Ying et al. Medium Chain Triglycerides enhances exercise endurance through the increased mitochondrial biogenesis and metabolism. PLoS One. Vol.13. 2.ed.; 1-11, 2018
  • SHARMA, Sunil; KAVURU, Mani. Sleep and Metabolism: An Overview. International Journal of Endocrinology. 1-12, 2010
  • ZHENG, Ying; et al. B Vitamins Can Reduce Body Weight Gain by Increasing Metabolism-related Enzyme Activities in Rats Fed on a High-Fat Diet. Current Medical Science. 38. 1; 174–183, 2018
  • DINH, Thien Chu; et al. The effects of green tea on lipid metabolism and its potential applications for obesity and related metabolic disorders - An existing update. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews. 13. 2; 1667-1673, 2019
  • Peter J. Rogers and Jeffrey M. Brunstrom. Appetite and energy balancing. Physiology & Behavior. 164. 465-471, 2016
Alimentos Ricos em Proteína para SECAR e GANHAR MASSA MUSCULAR 04:06 | 960.113 visualizações Para ganhar massa muscular e emagrecer aumentando o volume de alimentos ricos em proteína de origem animal e vegetal, a nutricionista Tatiana Zanin indica onde...
COMO EMAGRECER DORMINDO 05:03 | 37.103 visualizações
PIMENTA faz bem e ajuda a emagrecer 05:27 | 54.113 visualizações
2.8 milhões