Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Qual é o colesterol ruim e como baixar

O colesterol ruim é o LDL e deve ser encontrado no sangue com valores abaixo dos indicados pelos cardiologistas, que podem ser 130, 100, 70 ou 50 mg/dl, o que é definido pelo médico de acordo com o nível de risco ao desenvolvimento de doenças cardíacas que a pessoa apresenta.

Quando ele está acima desses valores, é considerado como colesterol alto e pode levar a um ataque cardíaco ou a um quadro de derrame cerebral, por exemplo. Entenda melhor quais são os tipos de colesterol e quais os valores adequados.

O colesterol ruim alto é o resultado de uma má alimentação, rica em gorduras, bebidas alcoólicas, alimentos muito calóricos e pouca ou nenhuma atividade física, entretanto, a genética familiar também tem importante influência sobre seus níveis. Para baixá-lo é necessário melhorar os hábitos de vida, além de poder ser necessário o uso de medicamentos hipolipemiantes, como Sinvastatina ou Atorvastatina, por exemplo.

Valor LDLPara quem
< 130 mg/dlPessoas com risco cardiovascular baixo
< 100 mg/dlPessoas com risco cardiovascular intermediário
< 70 mg/dlPessoas com risco cardiovascular alto
< 50 mg/dlPessoas com risco cardiovascular muito alto

O risco cardiovascular é calculado pelo médico, durante a consulta, e se baseia nos fatores de risco que a pessoa tem, como idade, sedentarismo, obesidade, pressão alta, diabetes, angina, infarto prévio, dentre outras.

Como baixar o colesterol ruim

Para baixar os níveis de colesterol ruim no sangue recomenda-se a prática de exercícios físicos regularmente e uma alimentação saudável.

Quem tem níveis muito elevados de colesterol ruim deve procurar uma academia de ginástica, de preferência com o acompanhamento de um professor de educação física, para que os exercícios não sejam feitos de maneira errada e para que não sejam feitos com muito esforço, de uma só vez.

Estes cuidados são importantes para garantir uma boa saúde cardíaca e diminuir o risco de sofrer de alguma doença do coração.

Saiba no vídeo a seguir o que comer para baixar o colesterol:

Quando não é possível reduzir o colesterol mau somente com a dieta e os exercícios, o médico pode receitar remédios para baixar o colesterol como as sinvastatinas como Reducofen, Lipdil ou Lovacor, por exemplo. Após usar o medicamento por 3 meses é aconselhado repetir o exame de sangue para avaliar os resultados do tratamento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...