O que você precisa saber?

Saiba qual é o colesterol ruim

O colesterol ruim é o LDL e deve ser encontrado no sangue com valores menores que 100 mg/dl. Quando ele está acima de 130 mg/dl, ele já é considerado como colesterol alto e pode levar a um ataque cardíaco ou a um quadro de derrame cerebral, por exemplo.

O colesterol ruim alto é o resultado de uma má alimentação, rica em gorduras, bebidas alcoólicas, alimentos muito calóricos e pouca ou nenhuma atividade física. E entende-se por atividade física aqueles exercícios realizados na academia de ginástica, pois as atividades como limpar a casa, fazer compras, ou trabalhar como lixeiro nas ruas, não traz o mesmo benefício.

Quando apenas o colestrol LDL está alto deve-se levar em consideração se a pessoa está fazendo dieta ou está emagrecendo porque com a perda de peso, o colesterol que estava alojado, volta para o sangue para que seja gasto nas atividades diárias. 

Assim, é mais grave quando a pessoa possui o colesterol LDL, VLDL e colesterol total altos porque nesse caso realmente existe o risco de doenças cardiovasculares. Mas se a pessoa possui apenas o LDL alto e o HDL que é o colesterol bom também está alto, o risco de doenças é praticamente inexistente.

Saiba qual é o colesterol ruim

Como baixar o colesterol ruim

Para baixar os níveis de colesterol ruim no sangue recomenda-se a prática de exercícios físicos regularmente e uma alimentação saudável.

Quem tem níveis muito elevados de colesterol ruim deve procurar uma academia de ginástica onde o professor possa estar ao seu lado durante todo o tempo, para que os exercícios não sejam feitos de maneira errada e para que não sejam feitos com muito esforço, de uma só vez.

Estes cuidados são importantes para garantir uma boa saúde cardíaca e diminuir o risco de sofrer de alguma doença do coração.

Saiba no vídeo a seguir o que comer para baixar o colesterol:

Quando não é possível reduzir o colesterol mau somente com a dieta e os exercícios o médico pode receitar remédios para baixar o colesterol como as sinvastatinas como Reducofen, Lipdil ou Lovacor, por exemplo. Após usar o medicamento por 3 meses é aconselhado repetir o exame de sangue para avaliar os resultados do tratamento.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...