Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Clopixol

O clopixol é um remédio que contém zunclopentixol, uma substância com efeito antipsicótico e depressor que permite aliviar sintomas de psicoses como agitação, inquietação ou agressividade.

Embora possa ser utilizado sob a forma de comprimidos, o clopixol também é muito usado como injetável para o tratamento de emergência de crises psicológicas no hospital.

Para que serve o Clopixol

Preço e onde comprar

O clopixol pode ser comprado nas farmácias convencionais sob a forma de comprimidos de 10 ou 25 mg, com apresentação de receita médica.

Já o clopixol injetável geralmente só é usado no hospital ou no posto de saúde, devendo ser administrado por um profissional de saúde a cada 2 ou 4 semanas.

Para que serve

O clopixol está indicado para o tratamento de esquizofrenia e outras psicoses com sintomas como alucinações, delírios ou alterações do pensamento.

Além disso, também pode ser usado em casos de retardo mental ou demência senil, especialmente quando estão associados a distúrbios do comportamento, com agitação, violência ou confusão, por exemplo.

Como tomar

A dose deve ser sempre orientada por um médico, já que varia de acordo com o histórico clínico de cada pessoa e do sintoma a tratar. No entanto, algumas doses recomendadas são:

  • Esquizofrenia e agitação aguda: 10 a 50 mg por dia;
  • Esquizofrenia crônica e psicoses crônicas: 20 a 40 mg por dia;
  • Idosos com agitação ou confusão: 2 a 6 mg por dia.

Este remédio não deve ser usado em crianças, devido à falta de estudos sobre a sua segurança nos primeiros anos de vida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do clopixol são mais frequentes e intensos no início do tratamento, diminuindo ao longo do tempo com seu uso. Alguns desses efeitos incluem sonolência, boca seca, prisão de ventre, aumento do batimento cardíaco, tonturas ao levantar, vertigens e alterações nos exames de sangue.

Quem não deve tomar

O clopixol está contraindicado para crianças e mulheres grávidas ou a amamentar. Além disso, também não deve ser usado se existir hipersensibilidade a alguma substância do medicamento ou em casos de intoxicação por álcool, barbitúricos ou opiáceos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...