Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Exame Clearance de Creatinina

O clearance de creatinina é um exame utilizado para avaliar a função dos rins que compara a concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina na urina.

Geralmente, o clearance de creatinina é pedido pelo clínico geral quando o paciente apresenta excesso de creatinina no exame de sangue ou quando existe um número elevado de proteínas na urina.

Para saber mais sobre os valores adequados de creatinina no sangue veja: Creatinina.

Valores de referência de clearance de creatinina

Para fazer o teste de clearance de creatinina deve-se coletar a urina de 24 horas e fazer um exame de sangue nesse tempo, para que depois, em laboratório, seja feita a fórmula de clearance de creatinina que, além dos valores de creatinina, inclui o peso, idade e sexo do paciente. Os valores normais de clearance de creatinina são:

  • Crianças: 70 a 130 mL/min./1,73m2
  • Mulheres: 85 a 125 mL/min./1,73m2
  • Homens: 75 a 115 mL/min./1,73m2

Quando o indivíduo apresenta clearance de creatinina baixo pode indicar problemas renais, como insuficiência renal ou até insuficiência cardíaca.

Valores elevados do clearance de creatinina acontecem, geralmente, em grávidas, após a prática de atividade física ou mesmo depois de ingerir grandes quantidades de carne.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...