Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame clearance de creatinina

O exame de clearance de creatinina é feito para avaliar a função dos rins, que acontece por meio da comparação da concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina presente na amostra de urina de 24 horas da pessoa. Assim, o resultado informa a quantidade de creatinina que foi tirada do sangue e eliminada na urina, que é feito pelos rins. Alterações nos resultados podem ser indicativos de problemas nos rins, por exemplo.

Geralmente o exame de clearance de creatinina é solicitado quando é notada alteração na concentração de creatinina no sangue, quando se nota eleva concentração de proteína na urina e para auxiliar no diagnóstico de doenças renais e cardíacas. Além disso, o clearance de creatinina também pode ser solicitado para monitorar a evolução de algumas doenças, como a Insuficiência Cardíaca Congestiva e a Insuficiência Renal Crônica, por exemplo. Entenda mais sobre o que é a creatinina.

Para que serve o exame clearance de creatinina

Quando é pedido o exame

Além de ser solicitada quando é verificado excesso de creatinina no sangue ou grande concentração de proteínas na urina, também chamado de proteinúria, o exame de clearance de creatinina também é normalmente solicitado quando surgem sintomas que podem indicar problemas no rim, como:

  • Inchaço no rosto, punhos, coxas ou tornozelos;
  • Urina com sangue ou espuma;
  • Diminuição acentuada da quantidade de urina;
  • Dor constante na região dos rins.

Dessa forma, este exame também é pedido regularmente quando se tem uma doença renal, para avaliar o grau de evolução da doença e entender qual o nível de funcionamento dos rins.

Como fazer o exame

Para fazer o teste de clearance de creatinina deve-se coletar urina durante 24 horas e fazer um exame de sangue no início ou final desse tempo. Tanto o sangue quanto a urina coletadas são enviadas ao laboratório para que seja realizada a dosagem de creatinina em ambos materiais. Veja como fazer o exame de urina de 24 horas.

O valor do clearance de creatinina é dado por uma fórmula matemática que considera, além da concentração de creatinina no sangue e na urina, o peso, idade e sexo de cada pessoa. 

Como se preparar

Embora não exista um preparo específico para fazer o exame de clearance de creatinina, alguns laboratórios recomendam fazer jejum de 8 horas ou apenas evitar o consumo de carne cozinhada, já que a carne aumenta nos níveis de creatinina no organismo.

Quais os valores de referência

Os valores normais de clearance de creatinina são:

  • Crianças: 70 a 130 mL/min/1,73 m²
  • Mulheres: 85 a 125 mL/min/1,73 m²
  • Homens: 75 a 115 mL/min/1,73 m²

Quando os valores de clearance estão baixos podem indicar problemas renais, como insuficiência renal, cardíacos, como a insuficiência cardíaca, ou até mesmo ser consequência pobre em carnes, como a dieta vegetariana, por exemplo.

Já valores elevados do clearance de creatinina acontecem, geralmente, em grávidas, após a prática de atividade física ou mesmo depois de ingerir grandes quantidades de carne.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...