Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame clearance de creatinina

O exame de clearance de creatinina é utilizado para avaliar a função dos rins, pois compara a concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina na urina. Uma vez que uma das funções do rim é remover a creatinina do sangue e eliminá-la através da urina, se existir alterações nos valores, é sinal de que pode existir algum problema no rim.

Geralmente, o clearance de creatinina é pedido quando existe excesso de creatinina no exame de sangue ou quando existe um número elevado de proteínas na urina, por exemplo. Entenda mais sobre o que é a creatinina.

Para que serve o exame clearance de creatinina

Quando é pedido o exame

Além do excesso de creatinina no sangue ou da presença de proteínas na urina, o exame de clearance de creatinina normalmente é pedido quando surgem sintomas que podem ser sinal de problemas no rim, como:

  • Inchaço no rosto, punhos, coxas ou tornozelos;
  • Urina com sangue ou espuma;
  • Diminuição acentuada da quantidade de urina;
  • Dor constante na região dos rins.

Dessa forma, este exame também é pedido regularmente quando se tem uma doença renal, para avaliar o grau de evolução da doença e entender qual o nível de funcionamento dos rins.

Como fazer o exame

Para fazer o teste de clearance de creatinina deve-se coletar urina durante 24 horas e fazer um exame de sangue no início ou final desse tempo, para que depois, em laboratório, seja feita a fórmula de clearance de creatinina que, além dos valores de creatinina no sangue e urina, também inclui o peso, idade e sexo de cada pessoa.

Como se preparar

Embora não exista um preparo específico para fazer o exame de clearance de creatinina, alguns laboratórios recomendam fazer jejum de 8 horas ou apenas evitar o consumo de carne cozinhada, já que a carne aumenta nos níveis de creatinina no organismo.

Quais os valores de referência

Os valores normais de clearance de creatinina são:

  • Crianças: 70 a 130 mL/min./1,73m2
  • Mulheres: 85 a 125 mL/min./1,73m2
  • Homens: 75 a 115 mL/min./1,73m2

Quando os valores de clearance estão baixos podem indicar problemas renais, como insuficiência renal ou até insuficiência cardíaca.

Já valores elevados do clearance de creatinina acontecem, geralmente, em grávidas, após a prática de atividade física ou mesmo depois de ingerir grandes quantidades de carne.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...