Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cisternografia

A Cisternografia é um exame radiológico à cabeça, que fornece informações sobre o funcionamento cerebral e permite avaliar e diagnosticar alterações no fluxo dos líquidos nos espaços cerebrais e diagnosticar doenças como hidrocefalia.

Pra que serve a Cisternografia Cerebral

A cisternografia cerebral é um exame radiológico, que serve para auxiliar a determinar o diagnóstico de problemas cerebrais, como a hidrocefalia e outras disfunções glandulares, fornecendo informações sobre o funcionamento cerebral.

Este exame permite avaliar e diagnosticar alterações no fluxo dos líquidos que existem dentro do cérebro, o líquido cefalorraquidiano.

A cisternografia é um exame que exige muitas sessões de imagens cerebrais, que devem ser tiradas durante dois ou três dias seguidos. Exige-se, em alguns casos, o internamento do paciente e muitas vezes a sedação.

Contra-indicações para Cisternografia Cerebral

A cisternografia cerebral é contra-indicado em casos de aumento da pressão intracraniana, em mulheres grávidas ou amamentando por causa do risco que a radiação oferece ao feto e da falta de estudos que definam os riscos reais sobre a lactação.

A grande desvantagem deste exame é que necessita de várias imagens cerebrais feitas em várias sessões, podendo ser preciso fazer em alguns dias seguidos para um correto diagnostico. Em alguns casos quando o paciente está muito agitado se faz necessário administrar calmantes para se poder fazer a cisternografia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...