Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como funciona a cirurgia para tratar a diabetes tipo 2

A cirurgia que ajuda a reduzir o grau da diabetes tipo 2 é conhecida como interposição ileal e é um tipo de cirurgia intestinal na qual o médico recolhe um pedaço da parte final do intestino delgado, conhecida como íleo, e a coloca no início do intestino, logo após o estômago.

Desta forma, os alimentos passam por células do íleo assim que saem do estômago, o que estimula a produção de uma substância conhecida como GLP-1. O aumento desta substância ajuda a tratar as duas principais causas da diabetes tipo 2, pois:

  • Melhora a ação da insulina e, por isso, ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue, quando a diabetes surgiu devido a uma perda progressiva da eficácia de insulina, conhecida como resistência à insulina;
  • Estimula a produção de insulina porque protege as células do pâncreas que podem sofrer lesões e deixar de produzir o hormônio em quantidade suficiente.

Esta cirurgia está indicada para pessoas com IMC supeior a 35 kg/m² que possuem risco de doenças graves associadas ao grau da diabetes e de obesidade.

Como funciona a cirurgia para tratar a diabetes tipo 2

Cirurgia para diabetes pode emagrecer

Este tipo de cirurgia pode ajudar a emagrecer porque, ao melhorar o metabolismo do açúcar e permitir que seja corretamente utilizado pelas células, o corpo deixa de ter tanta necessidade de receber a energia dos alimentos, aumentando a saciedade.

No entanto, quando a pessoa sofre de obesidade mórbida e existe um risco muito elevado de problemas de saúde, esta cirurgia pode ser associada a uma gastrectomia vertical, na qual uma parte do estômago é retirada para diminuir o espaço para alimentos e a absorção de nutrientes, levando a perda de peso.

Porém, a gastrectomia possui vários riscos, além de diminuir acentuadamente a absorção de nutrientes importantes, sendo necessário tomar complexos vitamínicos por toda a vida. Saiba mais sobre como funcionam as cirurgias para perder peso.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...