Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é recuperação da Cirurgia Lasik

A cirurgia com laser, chamada de Lasik, é indicada para tratar problemas de visão como até 10 graus de miopia, 4 graus de astigmatismo ou 6 de hipermetropia, demora apenas alguns minutos e tem ótima recuperação. Essa cirurgia serve para modificar a curvatura da córnea, que se encontra na parte da frente do olho, melhorando a forma como o olho foca imagens, permitindo uma melhor visão.

Após a cirurgia a pessoa pode deixar de usar óculos ou lentes de contato e somente deverá usar os colírios indicados pelo oftalmologista durante o tempo por ele recomendado que pode ser de 1 a 3 meses durante a recuperação. Conheça os tipos de colírios e para que servem.

Como é recuperação da Cirurgia Lasik

Como é a recuperação

A recuperação é bastante rápida e no próprio dia a pessoa já pode passar a enxergar tudo sem precisar de óculos ou lentes de contato, mas no primeiro mês após a cirurgia é preciso seguir alguns cuidados para evitar infecções. Alguns cuidados importantes incluem não esfregar os olhos, usar proteção ocular por 15 dias, descansar e ficar de repouso para se recuperar mais rápido e colocar os colírios indicados pelo médico. Veja quais são os cuidados essenciais para os olhos.

No primeiro mês os olhos devem ficar mais sensíveis à luz, sendo indicado usar óculos escuro e não usar maquiagem, além disso é indicado evitar frequentar locais cheios de pessoas e com pouca circulação de ar, como cinema ou shopping, para evitar infecções. Também é indicado:

  • Proteger os olhos, evitando assim trauma ocular;
  • Não entrar na piscina ou no mar;
  • Não usar maquiagem por 30 dias;
  • Usar óculos de sol;
  • Usar colírio lubrificante para evitar os olhos secos;
  • Não esfregar os olhos durante 15 dias;
  • Limpar os olhos com gaze e soro fisiológico diariamente;
  • Manter as mãos sempre limpas;
  • Não remover a lente colocada pelo médico.

Nas primeiras 6 horas depois da cirurgia o ideal é que a pessoa possa dormir deitada de barriga para cima para não pressionar os olhos, mas logo no dia seguinte é possível voltar a praticar exercícios desde que não seja um esporte coletivo ou de contato com outras pessoas.

Riscos e complicações da cirurgia Lasik

Os riscos dessa cirurgia são a inflamação ou infecção ocular ou piora dos problemas de visão. Após a cirurgia a pessoa pode apresentar alguns efeitos colaterais como visão embaçada, círculos em volta das luzes, sensibilidade à luz e visão dupla que devem ser falados para o médico que poderá indicar o que fazer. 

Como é feita a cirurgia Lasik

A cirurgia Lasik é feita com a pessoa acordada e totalmente consciente, mas para que não sinta dor ou desconforto, o médico utiliza anestésicos em forma de colírio minutos antes do procedimento.

Durante a cirurgia, o olho é mantido aberto com um pequeno aparelho e nesse momento a pessoa pode sentir uma pequena pressão ocular. Depois, o cirurgião remove uma pequena camada de tecido do olho e aplica o laser na córnea, fechando novamente o olho. Esta cirurgia demora apenas 5 minutos em cada olho e o laser é aplicado durante cerca de 8 segundos. Para facilitar a cicatrização é colocada uma lente de contato.

Assim que o médico indicar a pessoa pode abrir os olhos e verificar como está sua visão. É esperado que a pessoa recupere totalmente sua visão não precisando mais usar óculos, desde o primeiro dia da cirurgia, mas é comum o surgimento ou aumento da sensibilidade à luz, principalmente nos primeiros dias e por isso a pessoa não deve dirigir logo depois da cirurgia.

Como se preparar

Para se preparar para a realização da cirurgia o oftalmologista deverá realizar diversos exames como a topografia, paquimetria, mapeamento da córnea além de medição da pressão e dilatação da pupila. Outros exames que podem indicar que a pessoa precisa de uma cirurgia Lasik personalizada são a tomografia de córnea e a aberrometria ocular. 

Contraindicações para a cirurgia Lasik

Esta cirurgia não é recomendada para quem ainda não completou 18 anos, em caso de gravidez e também em caso de:

  • Córnea muito fina;
  • Ceratocone;
  • Doença auto-imune, como artrite reumatoide ou lúpus;
  • Durante o uso de medicamentos como Isotretinoína, para acne.

Quando a pessoa não pode realizar a cirurgia Lasik, o oftalmologista pode indicar a realização da cirurgia PRK que é indicada para pessoas com córnea muito fina ou que possuam uma pupila maior que a população em geral. Veja como é feita a cirurgia PRK e possíveis complicações.

O preço da cirurgia Lasik varia entre 3 e 6 mil reais e ela só pode ser feita pelo plano de saúde quando há mais de 5 graus de miopia ou algum grau de hipermetropia e somente quando o grau encontra-se estável há mais de 1 ano. Vale ressaltar que muitas vezes a liberação da cirurgia depende de cada convênio.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem