Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia de ouvido, nariz e garganta

A cirurgia de ouvido, nariz e garganta é feita em crianças, normalmente, entre os 2 e os 6 anos pelo otorrinolaringologista com anestesia geral quando a criança ronca,tem dificuldade de respirar, tem otites de repetição com prejuízo da audição.

A cirurgia dura cerca de 20 a 30 minutos e pode ser necessário que a criança fique internada durante uma noite para observação. A recuperação é geralmente rápida e simples, sendo que nos primeiros 3 a 5 dias a criança deve comer alimentos frios. A partir do 7º dia, a criança já pode voltar à escola e já come normalmente.

Indicações da cirurgia de ouvido, nariz e garganta

Esta cirurgia de ouvido, nariz e garganta é indicada quando a criança tem dificuldade de respirar e ronca devido ao crescimento das amígdalas e adenoides e fica com uma espécie de secreção no ouvido( otite serosa) que prejudica a audição. 

O crescimento dessas estruturas ocorre, geralmente, após uma infecção vírica na criança, como catapora ou gripe e quando não voltam a reduzir, as amígdalas na garganta e as adenoides, que são uma espécie de carne esponjosa que se localizam dentro do nariz, impedem a passagem normal do ar e aumentando a umidade dentro dos ouvidos provocando um acúmulo de secreção que pode levar a surdez, caso não seja tratada.

Esta obstrução, geralmente, provoca ronco e apneia do sono que é a parada respiratória durante o sono, colocando em risco a vida da criança. Normalmente, o aumento das amígdalas e das adenoides regride até aos 6 anos de idade, mas nestes casos, que costumam ser frequentes entre os 2 e os 3 anos, a cirurgia de ouvido, nariz e garganta é indicada nestas idades.

Os sintomas de acúmulo de líquido no ouvido são muito discretos e o otorrino precisa fazer exame chamado audiometria de decidir fazer a cirurgia para medir se a capacidade auditiva da criança está em risco. Por isso, se a criança:

  • Tem dor de ouvido regularmente;
  • Assiste televisão muito próximo do aparelho;
  • Não responder a algum estímulo sonoro;
  • Estar muito irritada constantemente

Todos esses sintomas podem estar relacionado ao acúmulo de secreção no ouvido, que pode se refletir também em dificuldade de concentração e deficit de aprendizado.

Como é feita a cirurgia de ouvido, nariz e garganta

A cirurgia de ouvido, nariz e garganta é feita de forma simples. A retirada das adenoides e das amígdalas é feita pela boca e narinas, sem necessidade de cortes na pele. É também introduzido um tubo, chamado tubo de ventilação no ouvido interno com anestesia geral para arejar o ouvido e drenar a secreção, que é removido dentro de 12 meses após a cirurgia.

Recuperação após cirurgia de ouvido, nariz e garganta

A recuperação após cirurgia de ouvido, nariz e garganta é simples e rápida, cerca de 3 a 5 dias, na maioria dos casos. Ao acordar e nos primeiros 3 dias após a cirurgia é normal que a criança ainda respire pela boca, o que pode secar a mucosa operada e causar alguma dor e desconforto, e nesta fase, é importante oferecer líquidos frios à criança frequentemente.

Durante a semana seguinte à cirurgia, a criança deve descansar e não deve frequentar lugares fechados e com muita gente como shoppings ou mesmo ir à escola para evitar infecções e garantir uma boa recuperação.

A alimentação volta progressivamente ao normal, de acordo com a tolerância e recuperação de cada criança devendo-se dar preferência aos alimentos frios e de consistência pastosa, que são mais fáceis de engolir como mingaus, sorvete, pudim, gelatina, sopa. Ao final de 7 dias, a alimentação volta ao normal, a cicatrização deve estar finalizada e a criança pode voltar à escola.

Até ao tubo dos ouvidos sair, a criança deve usar tampões na piscina e no mar pare evitar que entre água no ouvido provocando uma infecção. Durante o banho, uma dica é colocar um pedacinho de algodão na orelha da criança e passar creme hidratante por cima, pois a gordura do creme irá dificultar a entrada da água no ouvido.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...