Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ciprofloxacino oftálmico (Ciloxan)

​O ciprofloxacino é um antibiótico da fluoroquinolona utilizado para tratar infecções nos olhos que causam úlceras da córnea ou conjuntivites, por exemplo.

O ciprofloxacino pode ser comprado nas farmácias convencionais com o nome comercial de Ciloxan, sob a forma de colírio ou pomada oftálmica.

Preço do ciprofloxacino oftálmico

O preço do ciprofloxacino oftálmico é de cerca de 25 reais, mas pode variar de acordo com a forma de apresentação e da quantidade de produto.

Indicações do ciprofloxacino oftálmico

O ciprofloxacino oftálmico está indicado para infecções como úlcera da córnea ou conjuntivite.

Modo de uso do ciprofloxacino oftálmico

O modo de uso do ciprofloxacino oftálmico varia de acordo com a forma de apresentação e problema a tratar, sendo que as orientações gerais inlcuem:

Ciprofloxacino oftálmico em colírio

  • Úlcera na córnea: colocar 2 gotas no olho afetado a cada 15 minutos, durante as primeiras 6 horas e, depois, aplicar 2 gotas a cada 30 minutos, durante o primeiro dia. No segundo dia, colocar 2 gotas a cada hora e do terceiro ao 14º dia aplicar 2 gotas a cada 4 horas.
  • Conjuntivite: Colocar 1 ou 2 gotas no canto interno do olho a cada 2 horas enquanto acordado, durante 2 dias. Depois aplicar 1 ou 2 gotas no canto interno do olho a cada 4 horas enquanto acordado, durante os 5 dias seguintes.

Ciprofloxacino oftálmico em pomada

  • Úlcera na córnea: aplicar cerca de 1 cm da pomada no canto interno do olho a cada 2 horas, nos primeiros 2 dias. Depois aplicar a mesma quantidade a cada 4 horas, até 12 dias.
  • Conjuntivite: Colocar aproximadamente 1 cm da pomada no canto interno do olho 3 vezes por dia nos primeiros dois dias e, depois, aplicar a mesma quantidade 2 vezes por dia nos cinco dias seguintes.

Efeitos colaterais do ciprofloxacino oftálmico

Os principais efeitos colaterais do ciprofloxacino oftálmico incluem queimação ou desconforto no olho, assim como sensação de corpo estranho no olho, coceira, gosto amargo na boca, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, sensibilidade à luz, náuseas e diminuição da visão.

Contraindicações do ciprofloxacino oftálmico

O ciprofloxacino oftálmico está contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao ciprofloxacino, outras quinolonas ou qualquer componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...