Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a chuva ácida e efeitos no ambiente

A chuva ácida é considerada quando adquire um pH inferior a 5,6, devido à formação de substâncias ácidas que resultam da emissão de poluentes na atmosfera, que podem resultar de incêndios, queima de combustíveis fósseis, erupções vulcânicas, emissão de gases tóxicos pela indústrias ou da atividade agrícola, florestal ou pecuária, por exemplo.

A chuva ácida é uma ameaça à saúde de seres humanos e animais, já que pode causar e agravar problemas respiratórios e oculares, e também provoca a erosão de monumentos e materiais de construção.

Para reduzir a acidez das chuvas, deve-se reduzir a emissão de poluentes e investir na utilização de fontes de energia menos poluentes.

O que é a chuva ácida e efeitos no ambiente

Como se forma

A chuva resulta da dissolução de poluentes na atmosfera, em elevadas altitudes, dando origem a substancias ácidas. Os principais poluentes que dão origem à chuva ácida são os óxidos de enxofre, óxidos de azoto e dióxido de carbono, que dão origem ao ácido sulfúrico, ácido nítrico e ácido carbônico, respetivamente.

Estas substâncias podem resultar de incêndios, atividade florestal, agrícola e pecuária, queima de combustíveis fósseis e erupções vulcânicas, e acumular-se na atmosfera durante algum tempo, podendo ser transportadas com o vento para outras regiões.

Quais as consequências

A nível da saúde, as chuvas ácidas podem causar ou agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite e oculares, podendo também causar conjuntivite.

As chuvas ácidas aceleram a erosão natural dos materiais, como monumentos históricos, metais, materiais de construção por exemplo. Afeta vários ecossistemas, como lagos, rios e florestas, alterando o pH da água e dos solos, ameaçando a saúde humana.

Como reduzir a chuva ácida

Para reduzir a formação de chuvas ácidas, é necessário diminuir os gases emitidos para a atmosfera, purificar os combustíveis antes de proceder à sua queima e investir em fontes de energia menos poluentes, como gás natural, energia elétrica de origem hidráulica, energia solar ou energia eólica, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem