Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chupeta atrapalha a amamentação?

Apesar de acalmar o bebê, o uso da chupeta atrapalha a amamentação porque quando o bebê chupa a chupeta "desaprende" a forma correta de pegar na mama e depois encontra dificuldades para sugar o leite.

Além disso, os bebês que chupam chupeta por muito tempo tendem a mamar menos, o que acaba contribuindo para diminuição do leite materno.

Para que o bebê possa usar a chupeta sem atrapalhar a amamentação, o que se deve fazer é só oferecer a chupeta para o bebê depois que ele já souber mamar corretamente. Este tempo pode variar de bebê para bebê, mas raramente acontece antes do primeiro mês de vida.

Recomenda-se o uso da chupeta somente para dormir e que esta seja adequada à idade do bebê e que tenha uma forma que não prejudique sua dentição.

Chupeta atrapalha a amamentação?

Outros problemas causados pela chupeta 

Chupar chupeta enquanto bebê ainda diminui a frequência das mamadas, e por isso o bebê pode ter menos peso do que teria e a produção de leite materno diminui, porque quanto maior a frequência das mamadas, mais leite o corpo da mãe produz. 

Bebês e crianças com a pele mais sensível podem ficar com alergia ao silicone que está presente na chupeta, fazendo que a área em volta da boca fique ressecada, surjam pequenas feridas e descamação, que pode ser grave, sendo necessária a interrupção abrupta da chupeta e uso de corticoides em forma de pomada. 

O uso da chupeta a partir dos 7 meses ainda atrapalha a formação da arcada dentária que fica torta, respeitando o formato da chupeta. Essa alteração faz com que a criança não tenha a mordida correta, e pode ser preciso corrigir isso anos mais tarde, usando aparelho ortodôntico. 

O bebê pode chupar o dedo? 

Chupar o dedo pode ser uma saída aparentemente natural que o bebê e a criança podem encontrar para substituir o uso da chupeta. Não é recomendado ensinar a criança a chupar o dedo pelos mesmos motivos, e porque apesar da chupeta poder ser jogada no lixo, não se pode fazer o mesmo com o dedo, sendo uma situação de mais difícil controle. Não é preciso castigar a criança se ela for 'pega' chupando dedo, mas deve-se desencoraja-la disso sempre que for observada. 

Como confortar o bebê sem chupeta

Uma excelente forma de confortar o bebê sem recorrer à chupeta e ao dedo é pegar ela no colo quando chorar, aproximar sua orelha do coração da mãe ou do pai, porque isso naturalmente acalma o bebê.

Notoriamente o bebê não vai se acalmar e parar de chorar se estiver com fome, frio, calor, fralda suja, mas o colo e um 'paninho' usado somente pela criança pode ser sufiente para que ela se sinta segura e possa descansar. Algumas lojas vendem produtos como a fralda de pano ou bichinhos de pelúcia, por vezes, chamado de 'dudu'. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...