Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando fazer o check-up cardiovascular

O check-up cardiovascular consiste num grupo de exames que ajudam o médico a avaliar o risco de ter ou desenvolver um problema cardíacos ou circulatório, como insuficiência cardíaca, arritmia ou infarto, por exemplo.

Geralmente, este tipo de check-up está indicado para os homens a partir dos 45 anos e em mulheres na fase após a menopausa, pois são os períodos em que o risco de problemas cardiovasculares é maior.

Quando fazer o check-up cardiovascular

Quando fazer o check-up

A realização do check-up cardiovascular é recomendado para homens a partir dos 45 anos e mulheres na pós-menopausa. No entanto, algumas situações podem antecipar a ida ao cardiologista, como:

  • Histórico de familiares que tiveram infarto ou morte súbita;
  • Hipertensão arterial constante superior a 139/89 mmHg;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Colesterol e triglicerídeos elevados;
  • Fumantes;
  • Doença cardíaca na infância.

Além disso, caso seja sedentário ou pratique atividades físicas de baixa intensidade, antes de começar a praticar um novo esporte, é importante ir ao cardiologista para que seja feito o check-up, pois assim o médico poderá informar se o coração desempenha as funções corretamente.

Caso se tenha detectado algum problema do coração, é recomendado ir ao cardiologista pelo menos uma vez no ano ou sempre que este indicar para ajustar o tratamento. Saiba quando deve ir no cardiologista.

Veja ainda qual o seu risco de sofrer um infarto:

Erro
help
cm
Erro
help
cm
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Quais os exames incluídos no check-up

Os exames incluídos no check-up cardíaco variam de acordo com a idade e história clínica da pessoa, sendo normalmente incluídos:

  • Raio-X de tórax, que normalmente é feito com a pessoa de pé e tem como objetivo verificar a região ao redor do coração, identificando qualquer alteração de artérias que chegam ou que saem do coração, por exemplo;
  • Eletro e ecocardiograma, em que é avaliado o ritmo cardíaco, a presença de anormalidades e a estrutura do coração, verificando se o órgão está funcionando corretamente;
  • Teste de esforço, em que o médico avalia o funcionamento do coração durante a atividade física, podendo identificar fatores que possam ser indicativos de infarto ou insuficiência cardíaca, por exemplo;
  • Exames laboratoriais, como hemograma, CK-MB, troponina e mioglobina, por exemplo. Além disso, podem ser solicitados outros exames laboratoriais com o objetivo de avaliar o risco de doença cardiovascular, como a dosagem da glicose e do colesterol total e frações.

Quando estes exames mostram alterações sugestivas de doenças cardiovasculares, o médico pode complementar com outros exames mais específicos como ecocardiografia com doppler, cintilografia do miocárdio, Holter de 24 horas ou MAPA de 24 horas, por exemplo. Conheça os principais exames para o coração.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem