Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá de camomila e outras receitas para conjuntivite

Um bom tratamento caseiro para conjuntivite é usar uma compressa de camomila para aplicar nos olhos, mas outras plantas medicinais que também podem ser indicadas são hidraste, calêndula e até mesmo, a cenoura. 

A conjuntivite é a inflamação da membrana que reveste os olhos. Entre as suas causas estão a alergia e a infecção por bactérias ou vírus. Seus sintomas incluem: coceira, dor nos olhos, sensação de areia nos olhos, globo ocular lacrimejante, pálpebras inchadas e aversão à luz. Indicamos aqui 4 ótimas receitas caseiras que ajudam a complementar o tratamento clínico. 

Chá de camomila e outras receitas para conjuntivite

1. Chá de camomila 

O chá de camomila é um excelente remédio caseiro para conjuntivite e possui propriedades calmantes que aliviam os sintomas relacionados com a conjuntivite, como o inchaço, ardência, coceira e vermelhidão.

Ingredientes

  • 1 saqueta de chá de camomila
  • 1 xícara de água morna

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois a saqueta de camomila na água e aplicar a saqueta ainda morna diretamente nos olhos 3 vezes por dia.

2. Compressa de cenoura

Um excelente remédio caseiro para tratar a conjuntivite é colocar rodelas de cenoura sobre os olhos.

Ingredientes

  • 2 rodelas de cenoura
  • Algodão ou gaze

Modo de preparo

Colocar uma rodela de cenoura sobre cada olho e deixar atuar durante 10 a  15 minutos. Outra forma de usar as propriedades calmantes naturais da cenoura é passar 1 cenoura pela centrífuga e usar seu suco para fazer compressas com duração de 15 minutos, renovando o algodão ou gaze a cada 5 minutos. As compressas devem ser feitas enquanto a inflamação persistir, duas vezes por dia e sempre após a lavagem dos olhos com água ou soro fisiológico.

3. Chá de hidraste

Um excelente tratamento caseiro para conjuntivite é o chá de hidraste, pois esta planta medicinal tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a acalmar a irritação e a combater a infecção nos olhos, característicos da conjuntivite.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de raiz de hidraste em pó
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de hidraste em um recipiente com a água fervente e tampar por, aproximadamente, 15 minutos. Deixar esfriar e coar a seguir. O indivíduo com conjuntivite deve lavar o olho infectado com este chá 3 vezes ao dia.

4. Chá de calêndula 

As compressas de calêndula são ótimas porque acalmam a irritação nas mucosas, trazendo alívio dos sintomas. 

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de folhas secas de calêndula
  • 1 xícara de água
  • Algodão ou gaze

Modo de preparo

Ferver a água e depois acrescentar a calêndula, deixando repousar por 10 minutos. Deixar amornar, coar e molhar este chá num pedaço de algodão, retirando o excesso e aplicar no olho com conjuntivite. Trocar a compressa sempre que ela esfriar. Repetir este processo várias vezes ao dia.

Durante o tratamento para conjuntivite, que pode ser feito com um colírio próprio para a conjuntivite, é importante o indivíduo lavar muito bem as mãos várias vezes durante o dia e limpar cada olho com um lenço de papel novo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar