Cetoconazol: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2021

O cetoconazol é um remédio antifúngico, que age inibindo o crescimento de fungos que podem causar infecções na pele como dermatite, caspa ou candidíase oral ou vaginal, ou infecções pulmonares como blastomicose ou histoplasmose, por exemplo.

Esse remédio está disponível em farmácias e drogarias na forma de comprimidos, pomada ou shampoo, com o nome comercial Nizoral, ou na forma de genérico com o nome cetoconazol, ou com os nomes similares Candoral comprimidos, Candicort pomada ou Fungonazol shampoo, por exemplo.

O modo de uso do cetoconazol deve ser orientado pelo médico, pois pode variar de acordo com a forma do medicamento, objetivo do tratamento e idade da pessoa.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O cetoconazol é indicado para o tratamento de candidíase oral ou vaginal, micose de pele como dermatite seborreica, caspa, candidíase cutânea, Tinea corporis, Tinea cruris, pé de atleta, ou infecções pulmonares como blastomicose, histoplasmose, paracoccidioidomicose ou coccidioidomicose.

Como usar

A forma de uso do cetoconazol varia de acordo com a apresentação. No caso de de comprimido deve ser tomado por via oral, a pomada deve ser aplicada diretamente na pele e o shampoo utilizado no couro cabeludo. 

1. Comprimido de 200 mg

O comprimido de cetoconazol deve ser tomado por via oral com um copo de água, junto com uma refeição, sempre no mesmo horário, e pelo período de tempo estabelecido pelo médico

O comprimido de cetoconazol deve ser tomado junto com uma refeição. Geralmente, a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 200 mg uma vez ao dia e em alguns casos, quando não ocorrer melhora dos sintomas, o médico pode aumentar a dose para 2 comprimidos de 200 mg por dia.

No caso de crianças acima de 2 anos, também deve ser tomado com a refeição, sendo que a dose varia com o peso:

  • Crianças com 15 a 30 kg de peso corporal: a dose recomendada é de meio comprimido de 200 mg, ou seja, a dose é de 100 mg, uma vez ao dia;

  • Crianças com mais de 30 Kg de peso corporal: a dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, uma vez ao dia. Em alguns casos, o médico pode recomendar o aumento desta dose para 2 comprimidos de 200 mg, tomados uma vez ao dia. A dose máxima não deve ultrapassar 400 mg por dia.

O tempo de tratamento com cetoconazol comprimido pode variar de acordo com o tipo de micose, devendo-se sempre seguir as orientações médicas.

2. Pomada de 20 mg/g

O cetoconazol pomada deve ser aplicado 1 vez por dia na pele, sendo recomendado lavar e secar bem a pele antes de passar a pomada. 

Geralmente, o tratamento com o cetoconazol pomada deve ser feito por pelo menos 4 semanas, mas pode variar de acordo com o tipo de micose. 

3. Shampoo 20 mg/g

O cetoconazol shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo, deixando agir por 5 a 10 minutos antes de enxaguar. Para o tratamento da dermatite seborreica ou caspa, deve-se usar o cetoconazol shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Já para a pitiríase versicolor, deve-se aplicar no couro cabeludo e nas lesões de pele, e o tratamento deve ser feito utilizando o cetoconazol shampoo 2x vezes por semana durante 4 semanas. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do cetoconazol variam com a forma de uso, sendo que no caso dos comprimidos pode ocorrer vômito, náusea, dor de barriga, dor de cabeça ou diarreia. 

No caso da pomada pode ocorrer coceira, pele seca, irritação local e sensação de picada na pele. Já o cetoconazol shampoo pode causar sensação de queimação no couro cabeludo, irritação ou vermelhidão da pele, queda de cabelo, mudança na textura do cabelo, coceira, pele seca ou feridas no couro cabeludo.

Quem não deve usar

O cetoconazol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas alérgicas ao cetoconazol ou outros antifúngicos como miconazol, fluconazol ou itraconazol, por exemplo. 

Além disso, o cetoconazol comprimido não deve ser usado por pessoas com doença do fígado aguda ou crônica.