Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cervarix: Vacina contra HPV

Cervarix é uma vacina que protege contra doenças provocadas pelo HPV, que é o Papilomavírus Humano, assim como ajuda a prevenir o aparecimento de lesões pré-cancerosas na região genital de mulheres e crianças com mais de 9 anos de idade.

A vacina deve ser aplicada no músculo do braço por um enfermeiro e só deve ser usada após indicação do médico.

Cervarix: Vacina contra HPV

Indicações da Cervarix

​Cervarix é uma vacina que protege raparigas com mais de 9 anos e mulheres até aos 25 anos contra algumas doenças causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV), como câncer do útero, vulva ou vagina e lesões pré-cancerosas do colo do útero, que podem virar câncer. 

A vacina protege contra os vírus do tipo 16 e 18 do HPV, que são responsáveis pela maioria dos casos de câncer e, não deve ser utilizada para tratar doenças provocadas pelo HPV no momento da vacinação. Conheça outra vacina que protege contra mais tipos em: Gardasil

Como tomar Cervarix

Cervarix é aplicada através de uma injeção no músculo do braço por um enfermeiro ou médico no posto de saúde, hospital ou clínica. Para a adolescente com mais de 15 anos ficar totalmente protegida tem de tomar 3 doses da vacina, sendo que:

  • 1ª dose:  na data escolhida;
  • 2ª dose: 1 mês depois da primeira dose;
  • 3ª dose: 6 meses depois da primeira dose. 

Caso seja necessário mudar este esquema de vacinação, a segunda dose tem de ser aplicada até 2,5 meses após a primeira, e a terceira dose entre 5 e 12 meses após a primeira. 

Depois de comprar a vacina deve ser mantida dentro da embalagem e guardada na geladeira entre 2ºC e 8ºC até ir no enfermeiro para tomar a vacina. 

Efeitos colaterais da Cervarix

​Geralmente, os efeitos colaterais de Cervarix surgem no local da injecção, como dor, desconforto, vermelhidão e inchaço no local de injeção,

No entanto, também pode surgir dor de cabeça, cansaço, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, coceira, urticária na pele, dor nas articulações, febre, músculos doridos, sensibilidade ou fraqueza muscular. Veja o que deve fazer em: Reações Adversas das Vacinas

Contraindicações da Cervarix

Cervarix está contraindicado para pacientes com alguma infeção grave com temperatura superior a 38ºC, podendo adiar a sua administração para uma semana após o tratamento. Também não deve ser usado por mulheres que estão amamentando. 

Além disso, para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula de Cervarix não podem tomar a vacina.

Para saber mais detalhes sobre o HPV leia:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...