Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer uma Ceia de Natal saudável

A tradicional Ceia de Natal contém peru, Chester, arroz à grega, farofa, maionese e rabanada. No entanto durante as festas de fim de ano é comum haver exageros que levam ao aumento do peso, da glicemia e do colesterol.

Por isso indicamos aqui alguns pequenos truques que podem te ajudar a fazer uma ceia de natal e de fim de ano mais saudável e com menos peso na consciência:

Prato principal

Na ceia de natal tradicional, "a estrela" costuma ser o Peru ou o Chester assado, apesar de serem saudáveis por não conter muita gordura nessa forma de preparo, a coxa e as asas são as partes que contém mais gordura e por isso quem não quer engordar ou precisa controlar o colesterol ou a glicemia deve preferir a parte do peito.

Como fazer uma Ceia de Natal saudável

Acompanhamentos

O arroz branco pode ser trocado pelo arroz selvagem ou o arroz integral mas você também pode incrementar colocando nozes, especiarias e ervas para temperar. A farofa de banana é uma opção menos calórica e muito mais saudável que a tradicional feita com bacon ou linguiça e cheia de óleo. Ao invés de fazer a salada de legumes tradicional com batata, cenoura, ervilhas e azeitonas regada com maionese você pode trocar pelo molho de iogurte que tem menos gordura, sendo uma opção mais saudável.

Confira a receita de um delicioso arroz integral com legumes e ervas

Salada

A salada simples verde de alface, manjericão e folhas de espinafre está liberada, você também pode colocar tomate e cebola sem problemas, mas cuidado com com os acompanhamentos como queijos e camarão frito, que apesar de combinarem bem com a salada e com essa época do ano, tem mais gorduras.

Bebidas

As bebidas alcoólicas consumidas com moderação são benéficas para saúde, mas todas elas contém muitas calorias devido ao álcool, por isso você pode trocar a cerveja e a caipirinha por uma taça de champagne ou espumante. Mas 1 taça de vinho na hora da ceia não faz mal. Os refrigerantes não são aconselhados em qualquer época do ano, mas você pode fazer o seu próprio 'refrigerante' usando água com gás e frutas, dando uma aprimorada na água aromatizada. Tem algumas ótimas receitas aqui para sua ceia ser um sucesso.

A quantidade de comida que você coloca no prato faz toda a diferença por isso confira alguns truques super simples mas que vão te fazer economizar algumas boas calorias e gorduras no vídeo a seguir:

Sobremesas

O carro chefe das sobremesas é a rabanada frita que fica disponível para você comer o dia inteiro mas isso é um crime contra sua saúde. Por isso, você pode fazer uma outra versão com a rabanada assada e comer só como sobremesa.

As frutas são as melhores opções e você pode optar por pratos com fruta assada, cozida, batida ou in natura mesmo. Os frutos secos como uva passa, nozes e avelã também são ótimas para saúde porque são boas fontes de gordura, mas elas também tem muitas calorias e por isso se você não está querendo engordar no natal e no ano novo, coma uma pequena porção por dia. Uma boa dica é você colocar um punhado de frutos secos num copo e comer somente esta quantidade por dia.

As sobremesas doces como pudim, manjar, pavê, arroz doce e bolos também são frequentes numa ceia de natal tradicional mas eles contém muito açúcar e praticamente nenhum nutriente saudável e por isso não se deve exagerar na dose. Se você tiver muita vontade de comer, tenta colocar tudo num pratinho só de sobremesa e coma somente essa quantidade, sem repetir o prato. 

Dá uma olhada nessa incrível delícia de abacaxi diet 

Digestivo

Em algumas casas é servido o vinho do porto como um digestivo, sendo esta uma ótima opção, desde que sua dose que deve ser de apenas 50 ml seja respeitada. Mas se você não pode ou não gosta de tomar álcool, pode trocar este vinho por um chá com propriedades digestivas como erva doce, por exemplo. 

Para desintoxicar no dia seguinte

Ao seguir estas dicas fica mais fácil não se sentir tão pesado e ficar com a barriga inchada no fim de ano, mas se mesmo assim, você escorregou aqui ou ali e acha que está precisando de uma ajudinha extra para desintoxicar, na manhã seguinte experimente tomar 1 copo de suco de abacaxi com hortelã, por exemplo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...