O prolapso retal em adultos acontece principalmente devido ao enfraquecimento dos músculos que seguram o reto, o que pode ser devido ao envelhecimento, prisão de ventre, excesso de força para evacuar e infecções intestinais, por exemplo.
O tratamento é feito de acordo com a causa do prolapso, sendo normalmente indicado pelo médico o aumento do consumo de fibras e da ingestão de água, por exemplo, para favorecer a volta natural do reto.

Causas do prolapso retal
O prolapso retal em adultos acontece com mais frequência em mulheres a partir dos 60 anos devido ao enfraquecimento dos músculos e ligamentos que sustentam o reto. As principais causas de prolapso retal nos adultos são:
- Envelhecimento;
- Diarreia;
- Fibrose cística;
- Prisão de ventre;
- Esclerose múltipla;
- Aumento da próstata;
- Perda de peso excessiva;
- Malformação do intestino;
- Falta de fixação do reto;
- Alterações neurológicas;
- Traumatismo pélvico-lombar;
- Excesso de esforço para evacuar;
- Infecções intestinais, como amebíase ou esquistossomose.
O diagnóstico do prolapso retal é feito pelo clínico geral ou coloproctologista pela observação da região, sendo possível identificar a presença de um tecido vermelho para fora do ânus. Além disso, o diagnóstico deve ser baseado nos sintomas descritos pelo paciente, como dor abdominal, cólicas, sangue e muco nas fezes e sensação de pressão e peso no reto, por exemplo. Saiba como identificar os sintomas de prolapso retal em adultos.
Como tratar
O tratamento para o prolapso retal é feito de acordo com a causa. Quando o prolapso retal é causado pelo excesso de força para evacuar e prisão de ventre, o tratamento inclui a compressão das nádegas, o aumento do consumo de fibras na alimentação e da ingestão de 2 litros de água por dia, por exemplo, para promover a entrada do reto.
Nos casos em que o prolapso retal não é causado por prisão de ventre ou esforço intenso para evacuar, a cirurgia para extrair parte do reto ou fixá-lo pode ser uma solução. Entenda como é feito o tratamento para prolapso retal.