Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas da Fibromialgia

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem algumas situações que podem piorar as dores,, como o excesso de esforço físico, o estresse emocional, infecções, a exposição ao frio, distúrbios do sono ou traumatismos físicos.

A fibromialgia causa dor por todo o corpo e outros sintomas como aumento da sensibilidade à dor, cansaço, rigidez dos músculos e sono não reparador, afetando mais as mulheres entre os 35 e os 50 anos de idade.

A pouca tolerância à dor na fibromialgia pode ocorrer porque há um aumento da sensibilidade à dor, fazendo com que pequenos estímulos sejam muito dolorosos. Quando se sente dor, o cérebro recebe essa informação e adequa a intensidade da dor, porém, na fibromialgia este mecanismo encontra-se alterado, causando dor que se intensifica ao toque.

O sono não reparador na fibromialgia está relacionado com o fato destes indivíduos não entrarem na fase 4 do sono, onde o organismo se recupera do cansaço do dia, piorando as dores.

Tratamento da fibromialgia

A fibromialgia, apesar de ter causa desconhecida, pode ser tratada com remédios analgésicos e relaxantes musculares, por exemplo, indicados pelo reumatologista, assim como remédios para a ansiedade e indutores do sono prescritos pelo neurologista ou psiquiatra.

Além disso, a fisioterapia e algumas técnicas alternativas, como a aromaterapia, a hidroterapia ou a acupunctura, por exemplo, são também uma ótima forma de tratar a fibromialgia, pois ajudam a diminuir e a aliviar os sintomas.

Saiba mais sobre o tratamento da fibromialgia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...