Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Carne de cavalo tem mais ferro e menos calorias que a carne de vaca

O consumo de carne de cavalo não é prejudicial à saúde, sendo que a compra deste tipo de carne é legal na maior parte dos países, incluindo o Brasil.

Na verdade, existem vários países que são grandes consumidores da carne de cavalo, como a França, Alemanha ou Itália, consumindo-a na forma de bife ou utilizando-a para preparar salsichas, embutidos, lasanhas, mortadela ou hambúrgueres, por exemplo.

Carne de cavalo tem mais ferro e menos calorias que a carne de vaca

Benefícios da carne de cavalo

A carne de cavalo é muito semelhante à carne de vaca, pois possui uma coloração vermelho viva, no entanto, quando comparada a outros tipos de carne vermelha, como porco ou vaca, é ainda mais nutritiva, possuindo:

  • Mais água;
  • Mais ferro;
  • Menos gordura: cerca de 2 a 3 gramas por cada 100g;
  • Menos calorias.

Além disso, este tipo de carne é mais fácil de mastigar e tem um sabor mais adocicado, sendo que, durante algum tempo, foi utilizada por muitos produtores de comida industrializada, o que gerou alguma polêmica na Europa em 2013.

Riscos do consumo da carne de cavalo

A carne de cavalo pode ser prejudicial quando o animal tomou grandes doses de medicamentos ou anabolizantes para ficar mais forte ou para produzir uma maior quantidade de carne. Isto porque vestígios destes medicamentos podem estar presentes na sua carne, acabandi por também ser consumidos e prejudicando a saúde.

Assim, só se deve consumir carne produzida por um criador creditado, sendo que os cavalos utilizados em corridas, por exemplo, não devem servir como fonte de carne.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...