Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para criança não ter Cárie nos dentes

Cada criança tem a sua própria sensibilidade para desenvolver cáries e, por isso, embora algumas crianças pareçam nunca ter esse problema, outras têm-no com maior regularidade. No entanto, existem alguns cuidados simples que podem reduzir o aparecimento das cáries:

  • Escovar os dentes 2 vezes por dia, e 30 minutos após consumir alimentos muito doces;
  • Passar o fio dentário entre os dentes sempre que escovar;
  • Diminuir o consumo de açúcar, fazendo uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Utilizar pastas com flúor de forma adequada. Veja quais as quantidades recomendadas em cada idade;
  • Ir a consultas regulares no dentista, pelo menos, 2 vezes por ano.

Estes cuidados devem ser mantidos mesmo em crianças que nunca tiveram cáries, pois garantem a correta saúde dentária, evitando problemas de dentes e gengivas na adolescência e idade adulta.

O que fazer para criança não ter Cárie nos dentes

Além disso, também é importante ficar atento à formação de placa bacteriana nos dentes, que é o surgimento de uma massa amarelada na união entre os dentes e a gengiva. Geralmente, essa massa significa que as bactérias estão se acumulando no dente e, embora a cárie ainda não tenha surgido, é possível que se desenvolva em pouco tempo. Caso surja, a placa deve ser removida no dentista. Veja mais sobre a placa bacteriana e como evitar.

Quando começar a escovar os dentes

Os dentes devem ser escovados desde o primeiro momento em que surjem, mesmo ainda sendo os de leite, já que a sua saúde garante um melhor desenvolvimento dos dentes permanentes.

Inicialmente, quando a criança ainda não consegue cuspir, deve-se fazer escovar os dentes apenas com água, mas quando já sabe cuspir, é recomendado iniciar o uso de pasta de dentes infantil com 500 ppm de flúor, pelo menos até aos 6 anos de idade. Após essa idade, a pasta já pode ser igual à do adulto com 1000 a 1500 ppm de flúor.

Uma boa dica para incentivar a criança a lavar os dentes é mostrar a formação de placa nos dentes, caso isso esteja acontecendo, e explicar que é formada por bactérias que "comem" e destroem os dentes.

Como comer doces sem ter cáries

É muito importante evitar o consumo frequente de alimentos doces, pois a elevada quantidade de açúcar que está na composição da maior parte destes alimentos facilita o desenvolvimento de placa bacteriana, aumentando o risco de cáries.

Porém, como é muito difícil evitar que a criança coma açúcar, existem algumas dicas que garantem um consumo mais "seguro" dos alimentos doces para os dentes:

  • Não criar o hábito de comer um doce todos os dias;
  • Evitar o consumo de açúcar antes de dormir, pelo menos até 30 minutos antes de escovar os dentes;
  • Mastigar um chiclete sem açúcar depois de comer um doce, para ajudar na formação de saliva para limpar os dentes;
  • Preferir doces com menos açúcar, por exemplo evitando bolos cobertos com caramelo, que pode grudar nos dentes.

Além disso, as consultas regulares no dentista também ajudam a eliminar toda a placa bacteriana, evitando o surgimento das cáries.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...