Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Consumo de alimentos com carboidratos pode causar insônia

Janeiro 2020

Pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia nos Estados Unidos da América realizaram um estudo em que foi descoberto que o consumo excessivo de alimentos com carboidratos está associado a maiores chances de mulheres pós-menopausa terem insônia.

Esses tipos de alimentos ao serem digeridos transformam-se em glicose, também chamada de açúcar, no sangue e fazem com que haja um aumento muito elevado da insulina, que é o hormônio responsável por reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea. Desta forma, os estudiosos concluíram que a elevação rápida da glicose e, consequentemente, da insulina provoca alterações no corpo, como o aumento de substâncias como a adrenalina e o cortisol, que prejudicam a qualidade do sono.

Consumo de alimentos com carboidratos pode causar insônia

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores da Universidade de Columbia aplicaram um questionário para avaliar a gravidade de insônia e outro para verificar o nível de glicose dos alimentos consumidos por 53.069 mulheres pós-menopausa com idade entre 50 e 79 anos, em 40 centros de saúde, de 24 estados dos Estados Unidos da América, no período entre setembro de 1994 a dezembro de 1998.

Em seguida, após aplicarem os questionários os estudiosos calcularam a média do índice glicêmico dos alimentos e bebidas consumidas pelas mulheres e compararam com os níveis de insônia informados e a partir disso foi verificada a relação entre comer alimentos ricos em carboidratos e a ocorrência de insônia.

O que foi comprovado

Depois das análises dos questionários os pesquisadores descobriram que consumir alimentos como pão branco, refrigerantes, bolos, chocolates e sorvetes, por exemplo, pode desencadear problemas de insônia em mulheres pós-menopausa.

Estes estudiosos concluíram que comer alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, com muito açúcar, faz com que ocorra uma elevação muito exagerada de insulina e isto pode levar à liberação de substâncias como a adrenalina e o cortisol, que deixam o corpo mais acelerado e causam estresse, prejudicando, desta forma, a qualidade do sono. Os pesquisadores também alertaram para estudos anteriores, em que já se sabia que o consumo de açúcar pode contribuir para a disbiose intestinal, que gera um desiquilíbrio da microbiota do intestino, afetando vários aspectos relacionados ao sono.

Além disso, os resultados desta pesquisa também mostraram que a ingestão de carboidratos afeta as concentrações de triptofano, que é uma substância importante para formação de melatonina. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal e tem como função regular o ciclo de sono de uma pessoa, por isso se estiverem em quantidade muito baixa pode levar ao aparecimento da insônia. Veja mais para que serve a melatonina.

O que pode ser feito

O estudo revelou que ingerir alimentos à base de fibras, com baixo índice de açúcar e fazer uma dieta com quantidade reduzida de carboidratos pode servir como tratamento e como medidas preventivas para insônia em mulheres na pós-menopausa. Isto mostra que comer grãos integrais, frutas e vegetais em substituição aos carboidratos pode melhorar os sintomas de insônia.

Vale ressaltar que a pesquisa foi feita com mulheres na pós-menopausa, sendo que os pesquisadores acreditam que essas conclusões podem ser ampliadas para pessoas do sexo masculino e de outras idades, no entanto, é necessário a realização de novos estudos para examinar a relação dos carboidratos e a insônia em outras populações.

Confira mais como funciona a dieta Low carb em que se tem uma redução do consumo de carboidratos:

DIETA LOW CARB: VALE A PENA?

156 mil visualizações

Bibliografia >

  • GANGWISCH, James E. et al. High glycemic index and glycemic load diets as risk factors for insomnia: analyses from the Women’s Health Initiative. Am J Clin Nutr. Vol.00. 1-11, 2019
  • INFOSALUS. El consumo elevado de carbohidratos refinados puede provocar insomnio. Disponível em: <https://www.infosalus.com/nutricion/noticia-consumo-elevado-carbohidratos-refinados-puede-provocar-insomnio-20191214082950.html?_ga=2.249385543.1990106779.1578475566-643804825.1578475566>. Acesso em 08 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem