Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Canela estimula o cérebro e previne Alzheimer

A canela estimula o cérebro e pode ajudar na prevenção do Alzheimer porque contém cinamaldeído, cumarina e taninos que são capazes de inibir o acumulo de toxinas no corpo, inclusive no cérebro, atua sobre a proteína tau, que está envolvida na doença de Alzheimer e ainda ajuda a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, diminuindo a probabilidade da pessoa desenvolver Alzheimer, que é perda progressiva da memória.

Várias pesquisas científicas foram realizadas para avaliar como especiarias como canela, gengibre e açafrão podem ajudar na prevenção e tratamento da demência, mas apesar dos resultados positivos que foram encontrados, devem ser realizadas mais pesquisas para aprofundar este conhecimento e para testar o efeito do extrato da canela em seres humanos, para que então a indústria farmacêutica possa criar um medicamento utilizando a canela como princípio ativo.

Com estes estudos pode-se concluir que o consumo regular da canela pode ajudar na prevenção do Alzheimer, mas não se pode afirmar que o consumo de canela em pó ou em pau, de forma caseira, seja suficiente para evitar a demência ou que seja benéfica no tratamento desta doença e, por isso, quem sofre com esta doença deve continuar sendo tratado com os medicamentos receitados pelo médico.

Canela estimula o cérebro e previne Alzheimer

Como usar a canela para prevenir o Alzheimer

Para ajudar na prevenção do Alzheimer pode ser útil consumir a canela regularmente em todas as refeições, mas também é essencial manter o estímulo cerebral estudando, lendo livros e fazendo jogos que estimulam a cognição, como palavras cruzadas, por exemplo.

Algumas sugestões de uso da canela são:

  • Polvilhar a canela na fruta cozida, como maçã, pera ou banana;
  • Tomar um chá que pode ser feito com 500 ml de água e 1 pau de canela; 
  • Adicionar a canela em pó no mingau de aveia, que ainda ajuda no controle da taxa de açúcar no sangue.

Uma outra forma pode ser comprar a canela em cápsulas e tomar de 500 mg a 1g por dia, ou segundo orientação médica, porque a dose diária de segurança é de 2 gramas diários.

Embora qualquer pessoa possa desenvolver doenças mentais como o Alzheimer, as pessoas que tem maiores chances são aquelas que tem familiares diretos, como pais ou avós. Para estas o consumo regular de boas doses diárias de canela, pode ser ainda mais indicado.

As contraindicações da canela incluem mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, porque ela favorece a contração uterina e pode ser prejudicial ao feto, e seu uso também deve ser diminuído em caso de úlceras gástricas ou intestinais. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...