Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Câncer das vias biliares

O câncer das vias biliares é raro e resulta do crescimento de um tumor nos canais que conduzem a bile produzida no fígado para a vesícula biliar. A bile é um líquido importante na digestão, pois ajuda a dissolver as gorduras ingeridas nas refeições.

As causas do câncer das vias biliares podem ser pedra na vesícula biliar, tabaco, inflamação das vias biliares, obesidade, exposição a substâncias tóxicas e infecção por parasitas.

O câncer das vias biliares é mais comum entre os 60 e 70 anos e pode-se localizar dentro ou fora do fígado, na vesícula biliar ou na ampola de Vater, uma estrutura que resulta da união do ducto pancreático com o ducto biliar.

O câncer das vias biliares tem cura se for diagnosticado nas primeiras fases de desenvolvimento, pois este tipo de câncer evolui rapidamente e pode levar à morte em pouco tempo.

Sintomas do câncer das vias biliares

Os sintomas do câncer das vias biliares podem ser:

  • Dor de barriga;
  • Icterícia;
  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • Coceira generalizada;
  • Inchaço da barriga;
  • Febre;
  • Náuseas e vômitos.

Os sintomas do câncer não são muito específicos, tornando difícil o diagnóstico desta doença. O diagnóstico do câncer das vias biliares pode ser feito por ultrassonografia, tomografia computadorizada ou colangiografia direta, um exame que permite avaliar a estrutura dos ductos biliares e fazer biópsia ao tumor.

Tratamento do câncer das vias biliares

O tratamento do câncer das vias biliares mais eficaz é a cirurgia para remover o tumor e gânglios linfáticos da região do câncer, impedindo o seu espalhamento para outros órgãos. Quando o câncer se localiza nas vias biliares dentro do fígado, pode ser necessário remover parte do fígado. Algumas vezes é necessário remover os vasos sanguíneos próximos da via biliar afetada. 

A radioterapia ou quimioterapia não têm efeitos na cura do câncer das vias biliares, sendo usados somente para aliviar os sintomas da doença nas fases mais avançadas.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...