Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Calmantes Naturais

Os calmantes naturais são compostos de plantas medicinais que possuem ação sedativa no sistema nervoso central, sendo ótimos para acalmar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, tornando-o mais profundo e restaurador. Alguns exemplos de calmantes naturais são:

  • Passiflora (flor do maracujá): tem ação relaxante, anti-depressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular;
  • Raiz de valeriana: tem ação calmante e soporífera, sendo indicada em caso de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João (Hipericão): é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, sendo indicado em caso de depressão, ansiedade, agitação nervosa, sintomatologia psíquica da menopausa;
  • Camomila: tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e é um bom calmante do sistema nervoso;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como stress, ansiedade e histeria;
  • Melissa (cidreira): tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alface: possui propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a ter um sono melhor, pode-se consumir suas folhas em forma de salada ou preparar um chá com suas folhas e talos;
  • Alfazema: Rica em cumarina e óleos essenciais possui propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

Modo de preparo dos calmantes naturais

Adicionar 1 saqueta do chá escolhido (ou 20 g da planta medicinal) a 1 xícara de água fervente, tapar para que não perca seus óleos essenciais e deixar amornar. Tomar o chá a seguir. Aconselha-se tomar de 2 a 3 xícaras de chá por dia.

Estas plantas possuem propriedades medicinais que atuam no sistema nervoso e diminuindo sua a atividade e consequentemente relaxando o indivíduo. A principal vantagem em relação aos calmantes vendidos na farmácia é o fato de a concentração dos princípios ativos ser menor, o que abaixa o risco de efeitos colaterais e de dependência, mas apesar de poderem ser comprados sem receita médica, só devem ser utilizados sob a orientação do médico, especialmente quanto a sua dosagem, já que algumas destas ervas quando consumidas em excesso podem ser tóxicas.

Calmantes naturais em comprimidos

Alguns exemplos de calmantes naturais em comprimidos são os seguintes fitoterápicos:

Passiflora incarnata L.

Maracugina

Sintocalmy

​Passiflorine

Recalm

Calman

Pasalix

Serenus

Ansiopax

Estes fitoterápicos apesar de serem compostos de substâncias naturais só devem ser utilizados sob orientação médico embora possam ser comprados sem receita. Eles possuem propriedades calmantes que atuam no cérebro acalmando o indivíduo devido a sua ação sedativa. Modo de uso: 1 ou 2 comprimidos ou cápsulas por dia, ou de acordo com a orientação do médico.

Calmantes naturais para grávidas

Os calmantes naturais para grávidas só podem ser utilizados sob a orientação do médico que está realizando o pré natal e em caso de extrema necessidade, pois eles podem causar efeitos colaterais ou não serem seguros para o bebê. Um bom calmante natural que pode ser utilizado por grávidas e que não possui contraindicações é o suco natural de maracujá.

Veja como identificar quando ataques de raiva podem ser sinais de uma doença chamada Síndrome de Hulk.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...