Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer café para ter mais benefícios

A melhor maneira de fazer café em casa para ter mais benefícios e mais sabor é utilizando um coador de pano, pois o filtro de papel absorve os óleos essenciais do café, fazendo com que ele perca sabor e aroma durante o seu preparo. Além disso, não se deve colocar o pó do café para ferver juntamente com a água e nem passar o café com a água fervente.

Para ter os efeitos benéficos do café, a quantidade recomendada é de até 400 mg de cafeína por dia, o que dá cerca de 4 xícaras de 150 ml de café de coado. A diluição  ideal é de 4 a 5 colheres de sopa de pó de café para cada 1 litro de água, sendo importante não adicionar açúcar até o café estar pronto. Assim, para fazer 500 ml de um bom café coado, deve-se utilizar:

  • 500 ml de água filtrada ou mineral
  • 40 g ou 2 colheres de sopa de pó de café torrado
  • chaleira ou panela com um biquinho na ponta, para despejar a água sobre o pó do café
  • garrafa térmica
  • coador de pano
Como fazer café para ter mais benefícios

Modo de preparo:

Lavar a garrafa térmica do café apenas com água fervente, sendo importante lembrar que esta garrafa deve ser exclusiva para o café. Colocar a água para ferver e desligar o fogo quando começarem a surgir pequenas bolhas, sinal de que a água está próxima do ponto de fervura. Coloca o pó do café no coador de pano ou no filtro de papel, e o colocar o coador sobre a garrafa térmica, podendo-se utilizar um funil para ajudar. Outra opção é colocar o coador sobre outra panela pequena enquanto se prepara o café, para em seguida transferir o café pronto para a garrafa térmica.

Em seguida, despeja-se a água quente aos pouco sobre o coador com o pó do café, sendo importante deixar a água cair lentamente no centro do coador, para extrair o máximo de aroma e sabor do pó. Se necessário, deve-se adicionar açúcar apenas quando o café já estiver pronto, e em seguida deve-se transferir o café para a garrafa térmica.

Propriedades do café 

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, compostos fenólicos e cafeína, o café traz benefícios para a saúde como:

  • Combater o cansaço, devi à presença de cafeína;
  • Prevenir a depressão;
  • Prevenir alguns tipos de câncer, devido ao seu teor de antioxidantes;
  • Melhorar a memória, por estimular o cérebro;
  • Combater dores de cabeça e enxaqueca;
  • Aliviar o estresse e melhorar o humor.

Esse benefícios são obtidos com o consumo moderado de café, sendo recomendado um máximo de cerca de 400 a 600 ml de café por dia. Veja outros benefícios do café aqui.

Como fazer café para ter mais benefícios

Quantidade recomendada para ficar ativo

A quantidade para ter efeito de maior disposição e estímulo do cérebro varia de pessoa para pessoa, mas normalmente a partir de 1 xícara pequena com 60 ml de café já se tem um aumento no ânimo e na disposição, e esse efeito dura cerca de 4 horas.

Para perder gordura, o ideal é tomar cerca de 3 mg de cafeína para cada kilo de peso. Ou seja, uma pessoa com 70 kg precisa de 210 mg de cafeína para estimular a queima de gordura, devendo tomar cerca de 360 ml de café para ter esse efeito. No entanto, é importante lembrar que não se deve passar de 400 mg de cafeína por dia, mesmo que o cálculo para o peso ultrapasse essa quantidade.

Como fazer café para ter mais benefícios

Consequência de tomar café de mais

Para ter os efeitos benéficos do café sem sentir seus efeitos colaterais, a quantidade recomendada é de até 400 mg de cafeína por dia, o que dá cerca de 4 xícaras de 150 ml de café de coado. Além disso, pessoas mais sensíveis à cafeína devem evitar tomar café durante cerca de 6h antes de dormir, para que a bebida não atrapalhe o sono.

Os efeitos colaterais dessa bebida aparecem quando se ultrapassa essa quantidade recomendada, podendo surgir sintomas como irritação do estômago, alterações de humor, insônia, tremores e palpitações cardíacas. Veja mais sobre os sintomas do consumo excessivo de café.

Quantidade de cafeína nos tipos de café

A tabela a seguir traz a quantidade média de cafeína para 60 ml de café expresso, coado com fervura e sem fervura, e café solúvel.

60 ml de caféQuantidade de Cafeína
Espresso60 mg
Coado com fervura40 mg
Coado sem Fervura35 mg
Solúvel30 mg


Em seguida, pessoas que têm o hábito de colocar o pó do café para ferver juntamente com a água também acabam extraindo mais cafeína no pó do que quando o café é preparado apenas passando a água quente pelo pó no coador.O café que tem uma maior concentração de cafeína é o expresso, e por isso pessoas com hipertensão devem estar atentas se o consumo desse tipo de bebida causa alterações no controle da pressão arterial.

Por outro lado, o café instantâneo é o que menos apresenta cafeína no produto, enquanto o café descafeinado praticamente não apresenta nenhum teor de cafeína, podendo ser utilizado com maior segurança mesmo por pessoas com problemas de pressão, insônia e enxaqueca.

Veja outros alimentos ricos em cafeína.
 

Carregando
...