Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de pele Bouba - Como identificar e Tratar

A bouba, também conhecida como frambesia ou piã, é uma doença infecciosa que atinge a pele, ossos e cartilagens. Esta doença é mais comum em países tropicais como o Brasil, por exemplo, e atinge especialmente as crianças com menos de 15 anos, principalmente nas idades entre 6 e 10 anos.

causa da bouba é uma infecção causada pela bactéria Treponema pertenue​, uma subespécie da bactéria que causa sífilis. Porém, a bouba não é uma doença sexualmente transmissível, nem causa a longo prazo problemas cardiovasculares como a sífilis. 

Doença de pele Bouba - Como identificar e Tratar

Como se pega e transmissão

A transmissão é feita por contato direto com a pele infectada de um indivíduo e desenvolve-se em 3 fases:

  • Estágio primário: Ao fim de 3-5 semanas depois de ter contacto com um indivíduo infectado, aparece na criança uma lesão na pele chamada de "bouba mãe", semelhante a um nódulo ou verruga, de crosta amarelada, que aumenta de tamanho, tomando uma forma semelhante a uma framboesa. Na região pode haver coceira e inchaço dos gânglios linfáticos. Ela geralmente desaparece ao fim de 6 meses.
  • Estágio secundário: Surge algumas semanas depois da primeira fase da bouba e caracteriza-se pelo aparecimento de lesões duras na pele do rosto, braços, pernas, nádegas e na planta dos pés, que dificultam o caminhar. Nesta fase também há inchaço dos gânglios linfáticos e podem surgir problemas nos ossos que causam dor nos ossos durante a noite. 
  • Estágio tardio: Surge cerca de 5 anos após começar a infecção e provoca lesões graves na pele, ossos e articulações, provocando dores nos movimentos. Nesta fase, a bouba também pode levar à destruição de partes do nariz, maxilar superior, céu da boca e faringe, desfigurando o rosto do indivíduo.

A bouba tem cura e raramente é fatal, porém os indivíduos podem ficar com deficiências graves no corpo quando não realizam o tratamento de forma adequada.

Sinais e sintomas

O sintomas da bouba podem ser:

  • Feridas na pele amareladas, agrupadas em forma de framboesa;
  • Coceira nos locais das feridas;
  • Caroços na região do pescoço, virilha e axilas, devido ao inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Dor nos ossos e articulações;
  • Feridas dolorosas na pele e sola dos pés;
  • Inchaço da face e desfiguração quando a infecção iniciou há anos, sem nenhum tipo de tratamento.

O diagnóstico é feito com base na análise dos sintomas, exame físico e história recente de viagem a locais quentes e com pouco saneamento básico. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode pedir um exame de sangue chamado antibiograma, para identificar a presença da bactéria que causa esta doença.

Tratamento 

O tratamento da bouba consiste no uso de injeção de penicilina, dada em várias doses, dependendo da idade do paciente e da prescrição do médico. No caso de ser alérgico à penicilina, o paciente pode tomar eritromicina, cloridrato de tetraciclina ou azitromicina. 

As lesões no estágio primário e secundário podem curar completamente, mas as alterações destrutivas que podem incluir perda do nariz, podem ser irreversíveis. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...