9 formas de tirar as bolsas embaixo dos olhos

Atualizado em agosto 2023

Para tirar as bolsas que se formam embaixo dos olhos, existem algumas opções de tratamentos indicados pelo dermatologista, como cremes hidratantes, luz intensa pulsada, carboxiterapia ou peeling químico, pois ajudam a melhorar a circulação dos vasos sanguíneos ou estimular a produção de colágeno, reduzindo o inchaço e combatendo a flacidez da pele.

Geralmente, a bolsa embaixo dos olhos é causada por fatores genéticos, levando ao acúmulo de gordura na pálpebra inferior, mas também pode ocorrer devido à retenção de líquidos que causa inchaço das pálpebras ou à flacidez e envelhecimento da pele. Confira outras causas de inchaço nos olhos.

Além dos tratamentos indicados pelo dermatologista, algumas opções caseiras podem ajudar a melhorar o aspecto e a flacidez da pele ou diminuir o inchaço das bolsas embaixo dos olhos, como usar compressas geladas ou aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, por exemplo. Em todos os casos, é importante consultar o dermatologista para uma avaliação e indicação do tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

As principais opções de tratamento para a bolsa embaixo dos olhos são:

1. Drenagem linfática

A drenagem linfática ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos facilitando sua eliminação. Desta forma, ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos que podem estar causando as bolsas embaixo dos olhos.

A drenagem linfática pode ser feita com um profissional esteticista ou até mesmo com massagens feitas em casa diariamente, posicionando os dedos anelares na pálpebra inferior, e deslizar os dedos fazendo uma leve pressão, partindo da parte interna embaixo dos olhos até as têmporas. Além disso, a drenagem linfática pode ser feita em todo o rosto. Saiba como fazer a drenagem linfática no rosto

2. Produtos cosméticos

Os produtos cosméticos, como cremes, pomadas ou géis, podem ser úteis para auxiliar o tratamento das bolsas embaixo dos olhos, pois podem conter propriedades hidratantes, que aumentam a elasticidade e a suavidade da pele, efeitos drenantes, que eliminam o acúmulo de líquido no local, além de ajudarem a proporcionar mais firmeza à pele.

Os produtos devem ser indicados pelo dermatologista de acordo com as características da pele de cada pessoa, e algumas opções incluem produtos à base de polipeptídeos, ácido hialurônico, extratos de chá verde, ou óleos, como óleo de algodão ou andiroba, por exemplo.

Veja ainda opções de cremes para olheiras e assista o vídeo seguinte para saber todas as formas de as eliminar:

youtube image - COMO ACABAR COM AS OLHEIRAS

3. Luz intensa pulsada

O tratamento com luz intensa pulsada é feito no consultório do dermatologista que utiliza um aparelho que emite pulsos de luz de forma intensa e com diferentes comprimentos de onda, aplicada diretamente sobre a pele da bolsa embaixo dos olhos, para ajudar a melhorar a circulação dos vasos sanguíneos e estimular a produção de colágeno, reduzindo o inchaço e combatendo a flacidez da pele, que podem estar causando as bolsas. Confira outros benefícios da luz pulsada.

Além disso, a luz utilizada é convertida em calor na pele, o que promove a suavização de marcas, manchas e imperfeições, ajudando a disfarçar a área afetada.

4. Peeling químico

O peeling químico é feito pelo dermatologista utilizando ácidos que  removem as camadas externas da pele, o que ajuda a diminuir a flacidez da pele ao redor dos olhos, além de diminuir as manchas escuras da pele. Assim, este procedimento pode suavizar a aparência das bolsas, podendo ser útil nos casos mais leves.

Esse tipo de tratamento pode causar vermelhidão, inchaço, irritação, descamação ou formação de crostas na pele, podendo ser indicados pelo dermatologista, alguns cremes que ajudam na cicatrização da pele. Veja todos os cuidados que se deve ter após o peeling químico

5. Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento feito pelo dermatologista que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sob a pele, o que provoca a dilatação dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo na região e estimulando a produção de colágeno.

Desta forma, a flacidez da pele e as marcas de expressão são diminuídas, o que torna este procedimento útil para tratar muitos casos de bolsas embaixo dos olhos. Saiba mais benefícios da carboxiterapia e como é feita.  

6. Laser de CO2

O tratamento com laser de CO2 é feito pelo dermatologista, aplicando o laser diretamente sob a pele na região da bolsa, para ajudar a eliminar células mortas da pele que causam o escurecimento da bolsa embaixo dos olhos, além de contribuir para a diminuir a flacidez e imperfeições da região. 

Esse tipo de tratamento geralmente é indicado para os casos de bolsas embaixo dos olhos leves a moderadas. Confira as principais indicações do tratamento a laser no rosto

7. Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é um excelente tratamento feito pelo dermatologista para acabar com as bolsas embaixo dos olhos, especialmente nos casos em que as bolsas são acentuadas por sulcos na pele ou pela presença de flacidez na região. Veja como o ácido hialurônico pode combater as rugas.  

8. Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento feito pelo dermatologista que consiste em aplicar ondas de calor para aumentar a temperatura da pele e do músculo, promovendo a contração do colágeno e favorecendo a produção de mais fibras de colágeno e elastina, dando mais sustentação e firmeza à pele.

Além disso, o aumento da temperatura na região da bolsa embaixo dos olhos, ajuda a eliminar o excesso de gordura que pode estar causando a bolsa embaixo dos olhos. Veja outros benefícios da radiofrequência para o rosto.  

9. Cirurgia plástica

A cirurgia plástica é feita pelo cirurgião plástico para remover o excesso de gordura sob as pálpebras inferiores para eliminar as bolsas embaixo dos olhos, especialmente nos casos mais graves e que não resolvem com outros tratamentos.

Em alguns casos, pode ser associada a blefaroplastia, que é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele das pálpebras, de forma a remover rugas que levam a uma aparência cansada e envelhecida. Veja como é feita a blefaroplastia e os resultados.  

Opções de tratamentos caseiros

Algumas opções de tratamento caseiro podem ajudar a diminuir o inchaço das bolsas embaixo dos olhos e melhorar o aspecto da pele e incluem: 

1. Compressas geladas

As compressas geladas são uma boa opção para ajudar a reduzir o inchaço que pode estar causando a bolsa embaixo dos olhos, pois promove a contração dos vasos sanguíneos da pele, ajudando a eliminar o excesso de líquidos, aliviando o inchaço.

Para fazer a compressa gelada, deve-se colocar gelo dentro de um saco plástico, e depois envolver em uma toalha ou pano limpo e seco, para evitar ficar muito gelada ou causar queimadura na pele pela baixa temperatura, e aplicar na região embaixo dos olhos, deixando agir por 5 a 10 minutos. 

Outra opção é usar uma colher gelada, colocada previamente no congelador ou geladeira por cerca de 5 minutos, e depois aplicar sobre a bolsa embaixo dos olhos.

2. Chá de camomila

O chá de camomila é uma ótima opção de tratamento natural para as bolsas embaixo dos olhos, pois esta planta medicinal ajuda a diminuir o inchaço e a rejuvenescer a pele, além de diminuir olheiras.

Para usar o chá de camomila, deve-se preparar uma infusão adicionando 1 colher (de sopa) de flores e folhas secas de camomila em 1 xícara de água e colocar para ferver. Em seguida, deixar esfriar naturalmente e coar. Colocar o chá na geladeira até que esteja bem frio, mergulhar um pedaço de algodão limpo e seco no chá frio e aplicar nas bolsas durante cerca de 15 minutos.

Outra opção é usar o saquinho de chá de camomila vendido em supermercados ou lojas de produtos naturais, preparar o chá, deixar esfriar e colocar os saquinhos do chá no congelador. Em seguida, aplicar os saquinhos do chá de camomila sobre as bolsas embaixo dos olhos.

3. Vitamina C

A vitamina C é importante para ajudar a aumentar a produção e a absorção de colágeno, uma proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, produzida naturalmente pelo corpo mas que, geralmente, tem sua quantidade diminuída devido ao envelhecimento natural do corpo, o que pode causar um enfraquecimento dos músculos e ligamentos embaixo dos olhos, levando ao surgimento das bolsas. 

Por isso, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como 

laranja, acerola, brócolis, pimentão amarelo ou caju, por exemplo, para ajudar a diminuir as bolsas embaixo dos olhos. Confira a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.  

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como consumir a vitamina C para melhorar a produção de colágeno:

youtube image - 3 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

Vídeos relacionados