Bolhas ou bolinhas no pênis: 5 causas (e o que fazer)

Atualizado em agosto 2023

O aparecimento de pequenas bolhas no pênis na maioria das vezes é sinal de alergia ao tecido ou ao suor, por exemplo, no entanto quando as bolhas aparecem acompanhadas de outros sintomas, como dor e desconforto na região genital pode ser sinal de doença de pele ou de infeção sexualmente transmissível.

Por isso, ao ser notado o aparecimento de bolinhas no pênis, o mais indicado é que o homem vá ao urologista para que as bolhas sejam avaliadas, assim como outros sintomas, e para que possa ser feitos exames, caso exista necessidade, e seja iniciado o tratamento adequado.

As bolinhas no pênis podem aparecer independente da idade, no entanto o surgimento dessas bolhas é mais comum em homens sexualmente ativos, uma vez que possuem mais risco de adquirir uma infecção sexualmente transmissível e por estarem expostos a mais produtos que podem causar alergias, como os lubrificantes, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de bolhas no pênis

As principais causas de bolhas ou bolinhas no pênis são:

1. Glândulas de Tyson/ Pápula perolada

As glândulas de Tyson são pequenas glândulas presentes na glande e que é responsável pela produção de líquido lubrificante que facilita a penetração na relação sexual. Em alguns homens essas glândulas estão mais evidentes, sendo semelhantes a bolinhas e passam a ser denominadas pápulas peroladas.

O que fazer: o surgimento das pápulas peroladas é inofensivo e não é necessário qualquer tratamento. No entanto, essas pápulas podem crescer e causar incômodo estético e, nesses casos, o urologista pode recomendar a realização de tratamentos para remover as glândulas e, assim, solucionar a situação. Entenda como é feito o tratamento para as pápulas peroladas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Herpes genital

A herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo Herpes vírus-simplex e que leva ao aparecimento de bolhas na região genital cerca de 10 a 15 dias após a relação sexual desprotegida. Além do aparecimento das bolhas, é possível perceber também ardência, coceira, dor e desconforto na região genital. Saiba identificar os sintomas de herpes genital.

O que fazer: No caso de herpes genital, o urologista deve examinar e pode solicitar exames complementares que confirmem a presença desse vírus. O tratamento geralmente se dá através do uso de medicamentos antivirais, pois assim é possível diminuir a taxa de replicação do vírus, a frequência de aparecimento dos sintomas e o risco de transmissão.

A herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível, ou seja, é transmitida por meio da relação sexual sem camisinha através do contato do líquido liberado pelas bolhas presentes da região genital de uma pessoa infectada pelo vírus. Por isso, a melhor forma de prevenir a infecção pelo Herpes vírus é por meio do uso de camisinha durantes as relações sexuais.

3. Líquen escleroso e atrófico

O líquen escleroso e atrófico, ou simplesmente líquen escleroso, é uma dermatose crônica caracterizada por alterações na região genital, sendo normalmente a primeira alteração o aparecimento de bolhas. Apesar dessa alteração ser mais frequente em mulheres na pós-menopausa, também pode aparecer nos homens.

Além de surgirem bolhas, também podem surgir lesões esbranquiçadas, coceira, irritação local, descamação e descoloração da região. A causa do líquen escleroso e atrófico ainda não é muito bem estabelecida, no entanto acredita-se que possa estar relacionada com fatores genéticos e imunológicos.

O que fazer: O tratamento para o líquen escleroso e atrófico deve ser recomendado pelo dermatologista ou urologista e na maioria das vezes é indicado o uso de pomadas que contenham corticoesteroides, além de medicamentos anti-histamínicos, com o objetivo de aliviar os sinais e sintomas apresentados.

4. Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma doença infecciosa de pele causada por um vírus que leva ao aparecimento de bolhas em qualquer parte do corpo, incluindo a região genital. Essa doença é mais comum em crianças, mas também podem surgir em adultos que possuem sistema imunológico mais enfraquecido. Veja mais sobre o molusco contagioso.

O que fazer: O mais indicado nesses casos é buscar orientação de um dermatologista ou urologista para que o tratamento seja iniciado e existam maiores chances de cura, podendo ser recomendado o uso de pomadas, crioterapia ou tratamento com laser de acordo com a gravidade da doença, sintomas e condições do paciente.

5. Alergia

A presença de bolinhas no pênis também podem ser um sinal de alergias, além de também poder ser notado nesse caso coceira no local, dor ao urinar, incômodo e aparecimento de pequenos pontinhos vermelhos, por exemplo. A alergia pode acontecer devido ao suor, tecido das roupas, produtos de higiene pessoal como sabonetes, lubrificantes ou ser desencadeada pelo material do preservativo.

O que fazer: O melhor a se fazer em caso de alergia é identificar o fator desencadeante e evitá-lo o máximo possível. Além disso, é interessante ir ao urologista para que os sintomas da alergia sejam identificados e possa ser indicado um anti-histamínico mais adequado.

Vídeos relacionados