Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como Funciona a Biópsia sem Cirurgia

A Biópsia líquida é um exame de sangue para identificar e analisar as células cancerígenas, sendo uma alternativa à biópsia clássica. Este exame é feito através da análise do DNA no sangue, facilitando o monitoramento do câncer e ajudando a identificar os tratamentos mais eficazes. Veja como é realizada uma biópsia em Para que serve e como é feita a biópsia da medula.

Este exame, também conhecido por Pesquisa de Mutação EGFR em Plasma por Biópsia Líquida, permite identificar diversas mutações nas células cancerígenas, permitindo ao médico saber quais são as mutações genéticas que estão na origem do câncer, permitindo adequar o tratamento, aumentando as chances de cura.

Saiba como Funciona a Biópsia sem Cirurgia

Para que é utilizada

A biópsia líquida é indicada quando não é possível a realização da biópsia comum ou quando existe pouco material genético para analisar, sendo especialmente indicada em casos de câncer do pulmão, no pâncreas, na tireoide ou no cólon e reto, por exemplo.

Este exame é usado para o acompanhamento e monitorização da evolução do câncer, podendo ser utilizado para adequar a terapia a cada tipo de paciente e de câncer, tendo também em consideração a resposta do organismo ao tratamento. 

Vantagens da Biópsia líquida

Algumas das principais vantagens da Biópsia Líquida incluem: 

  • Menos invasiva e menos dolorosa, pois pode ser desnecessária a recolha cirúrgica de uma parte do órgão afetado pelo tumor; 
  • Facilita especialmente o diagnóstico e acompanhamento do câncer nos órgãos;
  • Menos dispendiosa, pois é realizada a partir de amostrar de sangue que são facilmente recolhidas; 
  • Permite a realização de um tratamento personalizado.

Uma das principais vantagens da Biópsia Liquida é que facilita o acompanhamento e controle do câncer, além de ajudar a adequar o tratamento e antecipar o surgimento de células tumorais resistentes. 

Como é Realizada

A Biópsia Liquida é um exame indolor, onde apenas é necessária a retirada de uma amostra de sangue que será depois analisada de forma detalha no laboratório. 

Nesta amostra de sangue, será possível a identificação e análise de pequenos fragmento de DNA liberados pelo tumor para a corrente sanguínea. Desta forma, esta técnica permite ao médico saber que mutações genéticas estão na origem do câncer, permitindo adequar o tratamento através do uso de remédios ou terapias específicas, as chamadas terapias alvo. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...