Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Bioginástica e seus benefícios

A bioginástica engloba exercícios de respiração, meditação, yoga e a imitação dos movimentos dos animais como cobra, felinos e macacos.

O método foi criado por Orlando Cani, mestre em Yoga e preparador físico de grandes atletas brasleiros, e tem se espalhado entre academias, studios de dança e centros de yoga das grandes cidades.

Benefícios da Bioginástica 

Segundo o criador, o método é excelente para conhecer o próprio corpo, e usa a respiração para acalmar a mente e ter mais consciência do cansaço e dos locais que acumulam mais tensão no dia-a-dia. A repetição dos movimentos que os animais fazem, que também fazem parte das aulas, servem para se lembrar de que todos somos animais. 

As sessões podem ser individuais ou em grupo com aulas espontâneas e criativas, caracterizando a ginástica da vida. 

O que é Bioginástica e seus benefícios

Como fazer a Bioginástica 

A bioginástica deve ser uma aula ministrada por um professor credenciado pelo criador do método, as aulas podem ser realizadas 1, 2, 3 vezes por semana ou diariamente, e depois que o aluno aprende os exercícios poderá praticar em casa durante 10 a 15 minutos para manter o hábito de se exercitar regularmente.

Como é a respiração da bioginástica

Deve-se prestar atenção na própria respiração e observar os movimentos do diafragma. A respiração ideal deve ser longa, sendo possível contar tranquilamente até 3 enquanto inspira, e até 4 enquanto expira pela boca como se fosse apagar uma vela. Isso contraria o que naturalmente se faz, que é a respiração mais curta quando se está ansioso ou estressado. 

Como são os exercícios 

Os exercícios englobam alguns exercícios da Hatha Yoga com os movimentos corporais dos animais, o que torna a aula profunda e divertida. À medida que o corpo vai se habituando e criando resistência os exercícios podem ficar mais fáceis de serem realizados e ficam mais harmoniosos. 

Como é o relaxamento e a meditação 

Uma das prioridades desse tipo de atividade é mostrar ao aluno como ele pode conseguir relaxar e meditar em qualquer lugar, mesmo sentado no trabalho. Basta focar a atenção na respiração e controlar os movimentos respiratórios para diminuir a tensão corporal e promover o bem-estar, não sendo preciso mais de 10 minutos para sentir os efeitos no corpo. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar