Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Biofeedback

O Biofeedback é um método de tratamento psicofisiológico que mede e avalia as reações fisiológicas e emocionais de um indivíduo, se caracterizando pelo retorno imediato de todas essas informações através de aparelhos eletrônicos. É indicado para pessoas hiperativas, com hipertensão e déficit de atenção.

As principais informações fisiológicas captadas pelos aparelhos de biofeedback são a freqüência cardíaca, tensão muscular, pressão arterial, temperatura do corpo e atividade elétrica cerebral.

Este tratamento permite os pacientes controlarem as suas reações fisiológicas e emocionais, através de efeitos luminosos ou sonoros emitidos pelo aparelho eletrônico utilizado.

O biofeedback também utiliza diferentes métodos de conscientização e relaxamento, através de técnicas respiratórias, musculares e cognitivas.

Indicações de Biofeedback

Indivíduos com arritmias cardíacas, incontinência urinaria, problemas respiratórios, hipertensão e hiperatividade.

Aparelhos utilizados no Biofeedback

Os aparelhos utilizados no biofeedback são específicos e dependem das reações fisiológicas que se pretendem medir.

Esses aparelhos são altamente sensíveis e para que possam monitorar a atividade fisiológica do individuo. Os principais recursos utilizados para essa monitoração são:

  •  Eletromiografia:  O aparelho utilizado para a eletromiografia mede a tensão muscular. Os sensores são colocados na pele e emitem sinais elétricos absorvidos pelo aparelho de biofeedback, que em retorno emite sinais luminosos ou sonoros que conscientizam o indivíduo da tensão muscular, para que este aprenda a controlar a contração dos músculos.
  •  Eletroencefalógrafo: O aparelho de eletroencefalograma avalia a atividade elétrica do cérebro.
  •  Feedback termal: São instrumentos utilizados para medir o fluxo sanguíneos na pele.

Benefícios do Biofeedback

O biofeedback proporciona vários benefícios a saúde tais como : Diminuição de dores crônicas, diminuição dos sintomas da enxaqueca, melhora o raciocínio e proporciona diminuição dos distúrbios de sono.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...