Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bexsero - Vacina contra a Meningite tipo B

Bexsero é uma vacina indicada para proteção conta o meningococo B - MenB, responsável por causar meningite bacteriana, em crianças a partir dos 2 meses e adultos até aos 50 anos de idade. 

A meningite ou doença meningocócica é uma doença que provoca sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito ou sinais de inflamação das meninges, que afeta com maior facilidade bebês amamentando. 

Bexsero - Vacina contra a Meningite tipo B

Como tomar 

As doses indicadas dependem da idade de cada paciente, sendo recomendada a seguinte posologia: 

  • Para crianças entre os 2 e os 5 meses de idade, são recomendadas 3 doses da vacina, com intervalos de 2 meses entre as doses. Além disso, deve ser feito um reforço da vacina entre 12 e os 23 meses de idade;
  • Para crianças entre os 6 e 11 meses, são recomendadas 2 doses com intervalos de 2 meses entre doses, devendo ser feito também um reforço da vacina entre os 12 e os 24 meses de idade;
  • Para crianças entre 12 meses e 23 anos de idade, são recomendadas 2 doses, com intervalo de 2 meses entre doses; 
  • Para crianças entre os 2 e os 10 anos de idade, adolescentes e adultos, são recomendadas 2 doses, com intervalo de 2 mês entre doses;
  • Para adolescentes a partir dos 11 anos de idade e adultos, são recomendadas 2 doses, com intervalo de 1 mês entre doses.

Efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais de Bexsero em bebês amamentando podem incluir alterações no apetite, sonolência, choro, convulsões, palidez, diarreia, vômito, febre, irritabilidade ou reações de alergia no local da injeção com vermelhidão, coceira, inchaço ou dor local. 

Em adolescentes, os principais efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça, mal-estar geral, dor nas articulações, náusea e dor, inchaço e vermelhidão no local da injecção. 

Contraindicações

Esta vacina está contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 2 meses de idade e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...