Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 incríveis benefícios do slackline para a saúde

O slackline é um esporte no qual a pessoa precisa se equilibrar sob uma fita estreita e flexível que fica amarrada a alguns centímetros do chão. Desta forma, o principal benefício deste esporte consiste na melhora do equilíbrio, uma vez que não é possível ficar em cima da fita sem uma boa capacidade de equilíbrio.

No entanto, existem muitos outros benefícios relacionados com a prática deste esporte, como desenvolvimento muscular, correção da postura ou melhora da concentração e do foco, por exemplo.

De fato, os benefícios do slackline já são reconhecidos desde os tempos antigos, sendo praticado nas culturas mais antigas da Grécia e, atualmente, este esporte tem sido praticado por um número crescente de pessoas por todo o mundo.

5 incríveis benefícios do slackline para a saúde

1. Melhora o equilíbrio

Este é o benefício mais evidente do uso do slackline, pois, como a fita utilizada é estreita e flexível, fica muito difícil manter o equilíbrio sem cair. Assim, este é um esporte perfeito para evitar a perda de equilíbrio que surge naturalmente com a idade e que aumenta o risco de quedas que podem provocar lesões graves.

2. Aumenta a força corporal

Para manter o correto equilíbrio do corpo em cima do slackline os músculos de todo o corpo, especialmente os do core e pernas, precisam ficar constantemente contraídos. Desta forma as fibras musculares são bem estimuladas e os difernetes músculos do corpo tornam-se mais fortes.

3. Corrige a postura

Como é necessário manter as pernas mais estáveis que a parte superior do corpo, é possível aprender sobre a distribuição de forças e peso do próprio corpo, o que melhora a postura no dia-a-dia.

Além disso, com a melhora do equilíbrio e aumento de força nos músculos do core e costas, torna-se mais fácil manter um alinhamento da coluna, diminuindo as dores nas costas e pescoço, por exemplo.

5 incríveis benefícios do slackline para a saúde

4. Melhora a concentração, o foco e a memória

Ao pisar na fita de slackline, ela começa a balouçar muito e, por isso, é necessário manter muita concentração para conseguir ficar em cima e não cair. Neste exercício de concentração, o cérebro treina várias das suas capacidades, sendo mais eficiente ao longo do tempo.

De acordo com um estudo feito com pessoas que praticam regularmente slackline, a relação entre o esporte e o desenvolvimento cerebral é tão forte, que além da concentração, também é possível ganhar mais memória e melhorar a capacidade para aprender.

Se tem este objetivo, veja ainda alguns exercícios que pode fazer em cada para melhorar a memória e a concentração.

5. Promove a interação social

O slackline é uma atividade muito divertida que pode ser feita com os amigos, pois garante várias horas de diversão. Além disso, a presença de amigos permite ultrapassar os próprios limites, o que ajuda a criar laços de amizade ainda mais fortes.

Preço do slackline

O preço do slackline é de aproximadamente 100 reais, no entanto o valor pode variar de acordo com o comprimento e a largura da fita, assim como a quantidade de acessórios incluída.

O equipamento necessário para fazer slackline pode ser comprado em qualquer loja que venda materiais para esporte.

5 incríveis benefícios do slackline para a saúde

Dicas para principiantes

Para quem nunca experimentou o slackline, subir para cima da fita pode parecer muito assustador e quase impossível, no entanto, algumas dicas podem ajudar mais rapidamente a pegar o jeito. Algumas dessas dicas são:

  • Não olhe para os pés, em vez disso mantenha a visão focada em um ponto em frente e na linha dos olhos e deixe que o seu equilíbrio controle os pés;
  • Mantenha as pernas relaxadas, pois quanto mais contraídos estiverem os músculos, mais a fita irá se mexer;
  • Deixe os joelhos ligeiramente dobrados, pois é mais fácil manter o equilíbrio dessa forma;
  • Pratique por, pelo menos, 20 minutos, pois esse é o tempo necessário para o cérebro aprender a coordenar todas as funções necessárias para caminhar no slackline.

Para quem está iniciando a prática deste esporte é ainda recomendado manter a fita do slackline a poucos centímetros do chão, pois é mais fácil controlar o medo e há menor risco de lesões, uma vez que as quedas são garantidas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...