Guaraná em pó: para que serve (e como tomar)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

O guaraná em pó é um suplemento que promove muitos benefícios para a saúde, como aumentar a disposição, melhorar o humor e estimular a queima de gordura corporal, ajudando no emagrecimento.

Os benefícios do pó de guaraná são possíveis, porque o guaraná é rico em cafeína, além de conter boas quantidades de teobromina, teofilina e tanino, que são compostos bioativos com ação estimulante, antioxidante, anti-inflamatória e sacietogênica. Conheça todos os benefícios do guaraná.

Este suplemento pode ser consumido diluindo-se em água, suco ou vitaminas. No entanto, é aconselhado usar o guaraná em pó com a orientação de um médico, já que o seu consumo não é recomendado em algumas situações e, em excesso, pode causar alguns efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e benefícios

As principais indicações e benefícios do guaraná em pó são:

1. Aumentar a disposição

O guaraná em pó aumenta a disposição e o estado de alerta por conter alto teor de cafeína, teobromina e teofilina, compostos bioativos que são estimulantes e que retardam a sensação de cansaço físico, melhorando o rendimento durante o trabalho ou os treinos, por exemplo. Confira outros alimentos para dar energia e disposição.

2. Favorecer o emagrecimento

O pó de guaraná favorece o emagrecimento por ser rico em cafeína, um composto bioativo com ação termogênica e sacietogênica, que ajuda a controlar a fome temporariamente e estimula o metabolismo, promovendo a queima de gordura corporal.

No entanto, é importante lembrar que, para ajudar no emagrecimento, o guaraná em pó deve ser consumido com moderação e associado à uma alimentação saudável e à prática regular de exercícios físicos.

3. Aumentar a concentração

Por conter cafeína, teobromina e teofilina, compostos bioativos que agem no sistema nervoso, o guaraná em pó aumenta a concentração e o estado de alerta. Por isso, o pó de guaraná é uma boa opção para tirar o sono e melhorar a concentração durante estudos ou trabalho, por exemplo.

4. Melhorar o humor

O guaraná em pó estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que são neurotransmissores que ajudam a diminuir a ansiedade e regular a sensação de bem estar, melhorando o humor.

Leia também: Alimentos que aumentam a serotonina (e garantem o bom humor) tuasaude.com/alimentos-com-mais-serotonina

5. Evitar doenças cardíacas

O pó de guaraná é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos, ajudando a evitar doenças cardíacas, como aterosclerose, angina e insuficiência cardíaca.

6. Ajudar a tratar a dor de cabeça

O guaraná em pó ajuda a tratar a dor de cabeça tensional, porque a cafeína presente nesse suplemento possui ação anti inflamatória e analgésica que ajuda a reduzir a percepção da dor.

No entanto, os efeitos do pó de guaraná na dor de cabeça variam de acordo com cada organismo. Por isso, é importante sempre observar se a ingestão de guaraná em pó provoca ou ajuda a melhorar esse sintoma.

7. Combater problemas gastrointestinais

Por ter ação antidiarreica e laxativa, o pó de guaraná ajuda a combater problemas gastrointestinais, como a diarreia e a prisão de ventre. Isto porque o guaraná contém taninos, compostos adstringentes que absorvem a água dos intestinos, e, quando ingerido em pequenas quantidades, ajuda no tratamento da diarreia.

Já quando consumido em grandes quantidades, a cafeína presente no guaraná em pó estimula os movimentos naturais do intestino, promovendo a evacuação e ajudando a tratar a prisão de ventre.

Como tomar

O guaraná em pó pode ser diluído em água, sucos, leite ou vitaminas e ingerido junto das refeições ou antes dos treinos. A quantidade máxima recomendada de guaraná em pó é de 2g por dia, o que corresponde a 2 colheres de chá rasas.

Pode tomar guaraná em pó todos os dias?

O guaraná em pó pode ser tomado todos os dias. No entanto, por conter cafeína, o uso prolongado desse suplemento pode causar tolerância, podendo ser necessário consumir doses cada vez maiores para se obter os mesmos benefícios que se tem com doses iniciais pequenas.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo de pó de guaraná pode causar efeitos colaterais como ansiedade, nervosismo, tremores, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor de cabeça, diarreia, tensão muscular, aumento dos batimentos cardíacos, irritação no estômago e aumento no volume da urina.

Além disso, o guaraná em pó também pode causar insônia e, por isso, deve-se evitar o uso desse suplemento até 8 horas antes de dormir.

Quem não pode usar

O guaraná em pó não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças ou pessoas com problemas de saúde como pressão alta, úlcera gástrica e duodenal, gastrite, cólon irritável, hipertiroidismo e arritmia.

Além disso, o guaraná em pó deve ser evitado por pessoas com insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois esse suplemento pode piorar os sintomas dessas condições.

Pessoas que usam medicamentos só devem usar o guaraná em pó sob a orientação de um médico, porque esse suplemento pode alterar o efeito de alguns remédios.

Vídeos relacionados