Chá matcha: 8 benefícios e como fazer (com receitas)

Atualizado em março 2023
Evidência científica

O chá matcha é um chá verde feito com as folhas mais novas da planta Camellia sinensis, que é protegida do sol e depois desidratada. O chá matcha ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, promover o emagrecimento e melhorar o humor.

Esses benefícios se devem ao fato de o chá matcha ser rico em cafeína, teanina e catequinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante, anti-inflamatória, termogênica, estimulante e hepatoprotetora.

O chá matcha tem a cor verde e um sabor levemente amargo, sendo comercializado na forma de pó ou sachês em supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais. O matcha pode ser usado no preparo de chás ou em receitas como bolo, pão, sorvete e suco.

Imagem ilustrativa número 4

Principais benefícios

Os principais benefícios do chá matcha para a saúde são:

1. Favorecer o emagrecimento

O chá matcha favorece o emagrecimento por ser rico em cafeína, uma substância que tem ação termogênica, estimulando o metabolismo e aumentando a queima de gordura corporal.

Além disso, a cafeína presente no chá matcha também ajuda a controlar a fome temporariamente, diminuindo a ingestão de alimentos e favorecendo a perda de peso. Confira outros alimentos ricos em cafeína.

É importante lembrar que, para promover o emagrecimento, o matcha deve ser consumido associado à uma dieta saudável e à prática regular de exercícios físicos.

2. Fortalecer o sistema imunológico

Por ser rica em epigalocatequina, compostos bioativos que têm ação imunomoduladora e anti-inflamatória, o chá matcha fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater bactérias, vírus e fungos.

3. Melhorar o humor

O chá matcha melhora o humor e a memória por ser rico em teanina, um aminoácido que promove o relaxamento, diminui o estresse e melhora o humor.

Além disso, esse chá também contém cafeína, uma substância que estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula a ansiedade, promovendo a felicidade.

4. Manter a saúde do fígado

O chá matcha ajuda a manter a saúde do fígado, por conter antioxidantes que regulam as enzimas hepáticas e protegem as células do fígado contra os danos causados pelos radicais livres, medicamentos e toxinas.

5. Aumentar a concentração e o foco

Tendo altas concentrações de cafeína, o chá matcha aumenta a liberação de adrenalina, noradrenalina, dopamina e serotonina no organismo, neurotransmissores que diminuem o sono e aumentam a concentração e o estado de alerta.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá matcha é rico em antioxidantes, como catequinas, cafeína e teanina, que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo, assim, o surgimento de rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.

7. Prevenir doenças cardiovasculares

Por ter um alto poder antioxidante, o chá matcha inibe a oxidação das células de gordura, promovendo o equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose e infarto.

8. Diminuir o risco do surgimento do câncer

O chá matcha ajuda diminuir o risco do surgimento do câncer, porque é rico em antioxidantes, como flavonoides e cafeína, que impedem os danos no DNA das células saudáveis, evitando a formação e a multiplicação de células cancerígenas.

Como fazer

O consumo diário recomendado é de 2 a 3 colheres (de chá) de matcha em pó por dia, ou de 2 a 3 sachês, o que equivale de 2 a 3 xícaras desse chá pronto.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de matcha em pó;
  • 60 a 120 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, aquecer a água até iniciar a fervura. Desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar a água em uma xícara já com o matcha em pó, misturando bem até que o pó se dissolva totalmente. Para deixar o sabor do chá mais leve, pode-se adicionar mais água até completar cerca de 200 ml.

Também é possível adicionar canela ou gengibre à bebida para suavizar o sabor e potencializar as propriedades do chá.

Receitas saudáveis com matcha

Imagem ilustrativa número 1

Algumas receitas saudáveis e saborosas com o matcha são suco, muffin e matcha latte.

1. Matcha latte

Ingredientes:

  • 250 ml de bebida vegetal (coco, amêndoas ou aveia);
  • 1 colher (de chá) de matcha em pó;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo:

Numa panela, aquecer o leite até ficar morno. Colocar o matcha em uma xícara e adicionar o leite, misturando bem com uma colher ou batedor. Acrescentar o mel, mexer bem e servir em seguida.

2. Suco tropical com matcha

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de suco de laranja;
  • 1/2 xícara (de chá) de bebida vegetal;
  • 1 colher (de chá) de matcha em pó;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Servir gelado, de preferência sem adicionar açúcar, mel ou melado.

3. Muffin de matcha

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de aveia ou amêndoas;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
  • 2 colheres (de chá) de sal;
  • 2 colheres (de chá) de matcha em pó;
  • 1/2 xícara (de chá) de mel;
  • 1 ovo;
  • 360 ml de leite de coco ou amêndoas;
  • ⅓ de xícara (de chá) de óleo de coco.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Numa tigela misturar a farinha, o fermento, o sal e o matcha. Em outro recipiente, misturar bem o mel, o leite vegetal, o ovo e o óleo de coco com uma colher ou espátula. Em seguida, incorporar as misturas pouco a pouco, misturando bem.

Transferir a massa para uma bandeja de muffins e levar para assar no forno por cerca de 30 minutos. Aguardar amornar e servir. Esta receita rende 12 unidades.

Possíveis efeitos colaterais

O chá matcha é considerado seguro quando consumido em quantidades moderadas. No entanto, a ingestão excessiva desse chá pode causar dor de cabeça, palpitação, insônia, diarreia, ansiedade, dor no estômago e irritabilidade devido ao seu alto teor de cafeína.

Além disso, a ingestão excessiva do chá matcha também pode causar intoxicação no fígado.

Contraindicações

O consumo do chá matcha não é indicado para crianças menores de 12 anos, pessoas   com ansiedade, arritmia, insônia, refluxo, gastrite ou úlceras no estômago. Assim como não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regulares como anticoagulantes, remédios para pressão alta e colesterol alto só devem consumir o chá matcha com a orientação e acompanhamento de um médico. Isso porque o chá matcha pode alterar a ação de alguns medicamentos.

Pessoas com pressão alta devem tomar esse chá com moderação, já que contém boas quantidades de cafeína.