Arroz vermelho: 6 benefícios para a saúde e como preparar

Atualizado em novembro 2023

O arroz vermelho possui diversos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, melhorar a saúde intestinal e prevenir a anemia, já que é um alimento muito nutritivo, rico em ferro e fibras, além de substâncias antioxidantes, como a antocianina, que é responsável pela sua cor vermelha característica.

Além disso, esse grão também ajuda a diminuir o peso corporal, já que aumenta a saciedade entre as refeições, diminuindo o apetite ao longo do dia devido à quantidade de fibras que possui.

O arroz vermelho é fácil de preparar e pode ser cozinhado da mesma forma que o arroz branco, sendo recomendado que antes do cozimento seja tostado em um pouco de azeite de oliva para garantir uma melhor consistência.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do arroz vermelho são:

1. Ajuda a reduzir o colesterol

O arroz vermelho passa por um processo de fermentação natural que produz uma substância chamada monacolina K, que é responsável pelo efeito que esse arroz tem de reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Além disso, as fibras presentes nesse grão integral também ajudam a reduzir a absorção de gordura no intestino e a controlar melhor os níveis de colesterol.

2. Melhora a saúde do intestino

Por ser rico em fibras, o arroz vermelho ajuda a aumentar o tamanho das fezes e a mobilizar o trato gastrointestinal, favorecendo a sua saída, sendo excelente para as pessoas que possuem prisão de ventre.

3. Previne a anemia

O arroz vermelho é rico em ferro, mineral essencial para o transporte adequado de oxigênio no sangue e para prevenir e combater anemias. Além disso, também possui vitamina B6, que é importante para ajudar no tratamento da anemia sideroblástica.

4. Previne doenças cardiovasculares e câncer

Além de ajudar a reduzir o colesterol, o arroz vermelho também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer devido ao seu alto teor de antioxidantes, substâncias que protegem os vasos sanguíneos da formação de placas de ateroma e, consequentemente, protege o organismo de problemas como infarto e AVC.

Além disso, ele também favorece uma adequada renovação celular, estimulando o sistema imunológico a combater células potencialmente cancerígenas.

5. Favorece a perda de peso

O arroz vermelho ajuda a emagrecer por ser rico em fibras, nutrientes que reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade por mais tempo. Entenda como o arroz pode ajudar a emagrecer.

Além disso, as fibras ajudam a evitar picos de açúcar no sangue, o que reduz o acúmulo de gordura no organismo a produção de gordura.

6. Pode ajudar a prevenir a diabetes

Por ser rico em antocianinas, o arroz vermelho poderia ajudar a prevenir a diabetes. Esse antioxidante poderia ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, isso porque de acordo com alguns estudos atua diretamente em uma enzima que controla a glicemia.

Além disso, apresenta índice glicêmico médio, ou seja, aumenta moderadamente os níveis de açúcar no sangue, ajudando a regular os níveis de glicose em pessoas que tem diabetes e/ ou resistência à insulina.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz as composição nutricional para 100 g de arroz vermelho:

Componente Quantidade em 100 g
Energia 405 calorias
Carboidratos 86,7 g
Proteínas 7 g
Gorduras 4,9 g
Fibras 2,7 g
Ferro 5,5 mg
Zinco 3,3 mg
Potássio 256 mg
Sódio 6 mg

É importante lembrar que os benefícios do arroz vermelho são obtidos especialmente quando associado a uma dieta equilibrada e à prática regular de atividade física.

Se deseja saber como consumir o arroz vermelho em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos nutricionista e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

O arroz vermelho tem um sabor muito agradável, mais intenso que o arroz branco, e é um grão muito versátil, podendo ser usado para preparar pratos frios, como saladas, ou quentes, como refogados, ensopados, recheio de vegetais e/ ou como ingrediente de hambúrguer vegetariano.

Diferentemente do arroz branco, o arroz vermelho demora mais para cozinhar, sendo recomendado deixar de molho no dia anterior. Além disso, antes de colocar na água, é recomendado tostar um pouco no azeite de oliva pra que fique com uma consistência melhor.

O arroz vermelho possui todos os aminoácidos essenciais, com exceção da lisina, sendo recomendado combiná-lo com legumes, outros cereais ou frutos secos, para conseguir uma proteína completa, no caso de pessoas vegetarianas.

Como fazer arroz vermelho

A receita básica de arroz vermelho é feita da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz vermelho;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1/2 cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • sal a gosto;
  • 2 ½ xícaras de água;

Modo de Preparo:

Colocar a água para ferver. Refogar o alho e cebola no azeite, e quando a cebola estiver com aspecto transparente, adicionar o arroz vermelho. Refogar um pouco mais, adicionar a água fervente, o sal e deixar cozinhar por 35 a 40 minutos em fogo baixo.

Veja no vídeo a seguir outra receita com arroz que pode ajudar a regular os níveis de colesterol:

Vídeos relacionados