Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Guacamole - benefícios e como fazer

A guacamole é um famoso prato mexicano feito à base de abacate, cebola, tomate, limão, pimenta e coentro, e que traz benefícios à saúde relacionados a cada ingrediente. O que mais se destaca nesse prato é sua riqueza em gorduras boas vindas do abacate e seu alto poder antioxidante, característica dada pelos vegetais e pelo suco de limão.

Assim, de acordo com seus 5 ingredientes básicos, os benefícios da guacamole são:

Guacamole - benefícios e como fazer

1. Abacate

O abacate é rico em gorduras boas que melhoram o colesterol, dão mais saciedade e ajudam no trânsito intestinal. além disso, ele também é rico em ômega-3, nutriente essencial para o bom funcionamento do cérebro e para prevenir doenças como perda de memória, Alzheimer e problemas cardíacos. Veja todos os benefícios do abacate.

2. Tomate

Além do abacate, o tomate também é um poderoso antioxidante devido à sua alta quantidade de licopeno, molécula antioxidante encontrada em vegetais de cor vermelha. Devido ao licopeno, o tomate previne problemas cardíacos, envelhecimento precoce, protege e visão e previne câncer, estando ligado principalmente à prevenção do câncer de próstata.

3. Cebola

A cebola traz benefícios para a saúde como baixar o colesterol ruim, ajudar a controlar a pressão em pessoas com hipertensão, fortalecer o sistema imunológico e prevenir envelhecimento precoce.

Guacamole - benefícios e como fazer

4. Coentro

O coentro é um tempero muito utilizado na culinária e traz benefícios como melhorar a digestão, estimular a desintoxicação do organismo, combater infecções intestinais e controlar a pressão. Veja como é fácil plantar coentro em casa para ter a erva sempre fresca na cozinha.

5. Suco de limão

O suco do limão é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como gripes, infarto e câncer. Ele também é bastante utilizado para melhorar a digestão e para estimular uma limpeza intestinal, ajudando na perda de peso. Saiba como usar o limão para emagrecer.

6. Pimenta

A pimenta atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando também a melhorar a digestão, favorecer a circulação sanguínea e a aumentar a libido, sendo um afrodisíaco natural. Além disso, ela também acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso.

Receita de Guacamole

Guacamole - benefícios e como fazer

Esta receita é a base original utilizada para fazer a guacamole, podendo-se adicionar outros ingredientes, como azeite, alho picado e uma pitada de sal.

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 3 colheres de sopa de cebola roxa picada 
  • 1 tomate pequeno picado
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • coentro picado a gosto
  • pimenta do reino ou malagueta a gosto

Modo de preparo:
Retirar toda a polpa do abacate e, com um garfo, machucar a fruta até que ela fique pastosa, mas ainda com alguns pedaços pequenos inteiros. Adicionar Adicionar os outros ingredientes e temperar a gosto, adicionando sal, pimenta, coentro e outras ervas de sua preferência. Misturar tudo e servir.

Como consumir

A guacamole pode ser consumida como acompanhamento de saladas, carnes, frango, recheio de tapioca, molho para acompanhar hambúrgueres ou com chips de batata, por exemplo.

Ela deve ser armazenada na geladeira e o ideal é que seja consumida em até 24h.
 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar