8 super benefícios da beldroega e como usar

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

A beldroega é uma planta rasteira que serve para ajudar a controlar a diabetes, cuidar da saúde do coração e prevenir o aparecimento de doenças crônicas.

Esses benefícios são devido ao fato da planta possuir propriedade diurética, antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, beldroega é uma das fontes vegetais mais importantes de ômega-3 e o seu nome científico é Portulaca oleracea.

Além disso, esta planta também pode ser usada na alimentação para preparar saladas, sopas e para fazer parte de guisados, sendo bastante usada em alguns países da Europa. Por ser uma importante fonte de ômega 3, a beldroega é considerada uma ótima opção ao peixe, na dieta de pessoas vegetarianas ou vegan.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A beldroega serve para:

1. Ajudar a controlar a diabetes

Segundo alguns estudos feitos com a planta, foi observado que o consumo do extrato feito com esta planta é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, já que consegue modular o metabolismo da glicose, além de aumentar a sensibilidade à insulina.

2. Proteger o estresse oxidativo

A beldroega é uma planta rica em substâncias antioxidantes, como galotaninos, ômega 3, ácido ascórbico, quercetina e apigenina, que protegem as células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Dessa forma, o consumo desta planta pode ser capaz de proteger o corpo contra o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e até diminuir o risco do surgimento de câncer.

3. Aliviar a inflamação da artrite

Investigações feitas com o extrato de beldroega em laboratório mostraram que a planta é capaz de aliviar a inflamação comum dos quadros de artrite em ratos, apresentando um efeito muito semelhante ao de vários corticoides que são usados para tratar essa condição.

4. Combater infecções bacterianas

Vários estudos feitos com o extrato da planta têm demonstrado ação antibacteriana contra diferentes tipos de bactérias, incluindo Klebsiella pneumonia, Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus pyogenes e Streptococcus aureus, mesmo quando as bactérias apresentavam resistência para antibióticos como eritromicina, tetraciclina ou ampicilina.

5. Prevenir doenças cardiovasculares

Além de ser muito rica em ômega 3, que é um tipo de gordura saudável que ajuda a proteger o coração, a beldroega também tem demonstrado ação contra a hiperlipidemia em ratos, sendo capaz de manter os níveis de colesterol e triglicerídeos dentro dos parâmetros normais.

6. Prevenir o aparecimento de úlceras gástricas

Devido à sua composição em flavonoides, como canferol, apigenina e quercetina, a beldroega parece ser capaz de criar uma proteção no estômago que dificulta o aparecimento de úlceras gástricas.

7. Reduzir a pressão arterial

Em estudos feitos com um extrato aquoso de beldroega os investigadores observaram que as quantidades de potássio da planta parecem ser capazes de diminuir a pressão arterial. Além disso, a beldroega também apresenta ação diurética, o que também contribui para a diminuição da pressão arterial.

8. Ajudar na cicatrização de feridas

Quando aplicadas diretamente sobre feridas e queimaduras, as folhas trituradas da beldroega parecem acelerar o processo de cicatrização, ao reduzir a superfície da ferida, além de aumentar a resistência à tração.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica a quantidade de nutrientes em 100 gramas de beldroega:

Componentes  100 g de beldroega
Energia  16 kcal
Proteínas 1,3 g
Carboidratos 3,4 g
Gorduras 0,1 g
Vitamina A 1320 UI
Vitamina C 21 mg
Sódio 45 mg
Potássio 494 mg
Cálcio 65 mg
Ferro 0,113 mg
Magnésio 68 mg
Fósforo 44 mg
Zinco 0,17 mg

É importante mencionar que, para obter os benefícios da beldroega, deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser importante praticar atividade física regularmente.

Marque uma consulta com o nutricionista mais próximo para ter orientações sobre como inserir a beldroega na alimentação:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar a planta

A beldroega pode ser usada na culinária para compor saladas, sopas e guisados, além de poder ser acrescentado em receitas de sucos verdes e vitaminas. Além disso, a planta pode ser usada sobre a forma de chá ou cataplasma.

1. Chá de beldroega

Ingredientes

  • 50 g de folhas de beldroega;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes por 5 a 10 minutos e depois coar. Por fim, deixar amornar e beber 1 a 2 xícaras por dia.

2. Cataplasma de beldroega

A medicina natural também usa os talos e as folhas trituradas da beldroega sobre queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram a cicatrização, sendo indicado para isso, triturar a planta e colocar sobre a pele.

3. Salada de beldroega

Ingredientes

  • 2 xícaras de beldroega;
  • 1 tomate;
  • 1 peito de peru grelhado cortado em cubos;
  • 2 xícaras de rúcula;
  • 1 colher de sopa de folhas de coentro;
  • 1/4 de cebola cortada em tiras.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes da salada em um recipiente e consumir em seguida.

4. Suco de abacaxi com beldroega

Ingredientes

  • 3 xícaras de abacaxi cortado em pedaços;
  • 2 xícaras de folhas de beldroega (sem talo);
  • 1 limão;
  • 1/2 pepino;
  • 1 litro de água;
  • Stévia a gosto.

Modo de preparo

Bater no liquidificador a beldroega, o suco de limão e o pepino. Em seguinte, acrescentar o adoçante, coar e beber em seguida podendo acrescentar gelo.

Quando não é indicada

Por ser rica em ácido oxálico, a beldroega deve ser evitada por pessoas que têm ou que já tiveram pedras no rins, e o seu consumo excessivo pode causar problemas intestinais como dores e enjoos.