Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da atividade física na insuficiência cardíaca

O principal benefício da atividade física na insuficiência cardíaca é a diminuição dos sintomas, principalmente o cansaço e a falta de ar, que o indivíduo sente ao fazer suas atividades diárias.

Estudos realizados em pacientes com doença cardíaca demonstraram que a atividade física regular pode ser recomendada no tratamento de insuficiência cardíaca crônica estável porque:

  • Reduz a frequência cardíaca e
  • Aumenta os níveis de oxigênio disponível.

No entanto, o exercício físico pode ser uma contraindicação para alguns pacientes com insuficiência cardíaca e por isso antes de iniciar o exercício físico, quem sofre com a doença deve consultar o cardiologista e avaliar a sua condição física através da prova de esforço cardiorrespiratório em bicicleta ou esteira. Além disso, o indivíduo deve informar ao médico sobre outras doenças que possua e os remédios que toma.

Benefícios da atividade física na insuficiência cardíaca

Cada plano de exercício deve ser individualizado e alterado ao longo do tempo, de acordo com o avanço da idade e da situação do paciente, mas algumas opções são a caminhada, corrida leve, musculação com pouco peso e hidroginástica, por exemplo. Mas todo exercício deve ser realizado com a supervisão de um profissional.

Recomendações importantes

Algumas recomendações para atividade física na insuficiência cardíaca incluem:

  • Utilizar roupa fresca e confortável;
  • Beber água durante o exercício;
  • Evitar fazer atividades físicas em locais muito quentes.

Estas recomendações ajudam a evitar complicações, como aumento da temperatura corporal ou desidratação, frequentes em pacientes com insuficiência cardíaca devido à dificuldade de o corpo regular a temperatura.

Entenda o que é insuficiência cardíaca e o que comer para controlar a doença no vídeo a seguir:

Confira como pode ser feito o tratamento:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...