Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tomar café protege o coração e melhora o humor

Beber café ajuda a proteger o coração porque é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares como infarto, e seu efeito no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.

O café também atua no combate do cansaço e da depressão, melhorando o humor e a disposição. No entanto, para obter todos os benefícios dessa bebida, o ideal é consumir em quantidades moderadas, de 500 a 600 ml por dia, o que equivale a 3 ou 4 xícaras diárias. Veja a quantidade de cafeína nos alimentos.

Tomar café protege o coração e melhora o humor

Principais benefícios do café 

Além de ser rico em antioxidantes que protegem o coração, o café também traz benefícios como:

  1. Combater o cansaço;
  2. Prevenir a depressão;
  3. Evitar surgimento de alguns tipos de câncer. Veja como o café pode ajudar a proteger contra diferentes tipos de câncer.
  4. Melhora a memória;
  5. Combate dores de cabeça e enxaqueca;
  6. Alivia o estresse e melhora o humor.

O café também pode ser consumido ao longo do dia após as refeições ou juntamente com os lanches. No entanto, é importante lembrar que o café não deve substituir o consumo de leite nos lanches, pois o leite e seus derivados são a principal fonte de cálcio da alimentação. Veja mais sobre o risco de tomar muito café em: Café com leite é uma mistura perigosa?

A melhor forma de consumir café

A melhor forma de consumir café é o café coado, pois o café fervido contém maiores quantidade de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substância que favorece alterações no DNA das células e o aparecimento de câncer. Isso acontece porque a fervura do pó do café extrai mais essas substâncias cancerígenas, fazendo com que a essa bebida fervida contenha 5 vezes mais dessas substâncias do que o café coado.

Assim, o ideal é que o café seja feito coado, passando a água quente através do filtro com o pó do café, pois além das substâncias cancerígenas, o filtro também elimina a maior parte dos compostos que provocam o aumento do colesterol. Além disso, o café instantâneo também não traz riscos à saúde, podendo ser consumido em quantidades moderadas para não provocar insônia e palpitações no coração.

Café + cochilo espanta o sono e aumenta a concentração

Uma excelente estratégia para combater a sonolência logo depois do almoço ou no meio da manhã, por exemplo, é tomar 1 xícara de café preto e tirar um cochilo de 20 minutos logo a seguir.

Essas duas estratégias juntas, é chamada de Coffee NAP, e favorece o funcionamento cerebral, deixando o cérebro mais descansado e ativo para mais uma jornada de trabalho. Isso acontece porque  a cafeína e o descanso juntos, irão eliminar o excesso de adenosina acumulada no cérebro, que é o que causa cansaço e dificuldade de concentração. 

Apesar de apenas 1 xícara de café já ser suficiente para se sentir mais desperto e mais concentrado, quando estamos muito cansados, pode ser preciso uma quantidade maior de café, mas que pode não ter o efeito esperado, e nesses casos, quando a pessoa está se sentindo muito cansada, tomar o café e dormir por 20 minutos é uma estratégia mais eficiente.

Não é recomendado dormir mais tempo, para que não chegar ao sono profundo, porque se não houver possibilidade de dormir por pelo menos 90 minutos, a pessoa irá acordar ainda mais cansada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...